Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MACEIÓ, ALAGOAS: PRÁTICAS, PESSOAS E PEDRAS NO CAMINHO.

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLAS MUNICIPAIS, FORMAÇÃO CIDADÃ Comunicação Oral (CO) Educação Ambiental
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20758
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 593
    "inscrito_id" => 5432
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MACEIÓ, ALAGOAS: PRÁTICAS, PESSOAS E PEDRAS NO CAMINHO."
    "resumo" => "A Rede Municipal de Ensino é um cenário marcado por pesquisas em diversas áreas de conhecimento em especial a dimensão ambiental tratada nas práticas de Educação Ambiental desenvolvidas pelas escolas municipais dentro e fora da sala de aula. O município de Maceió possui um total de 133 escolas públicas municipais, organizadas por Regiões Administrativas (RA) e distribuídas por diversos bairros. O objetivo geral do trabalho foi avaliar as práticas de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas em 40 escolas municipais além de identificar as pessoas envolvidas e os principais entraves (pedras) encontrados nos caminhos para realização dessas atividades. A pesquisa priorizou a abordagem qualitativa com observações, aplicações de questionários, entrevistas e análise dos dados de forma descritiva. Em cada escola foram identificados os responsáveis pelas atividades de EA e aplicado um questionário onde os mesmos respondiam sobre práticas de EA presentes na escola. Os resultados indicam que ainda estamos muito distante de uma EA que de fato leve em consideração o envolvimento de todos e que se mantenha permanente à formação de valores, atitudes e habilidades propiciando a transformação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais, ou seja, uma cidadania ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLAS MUNICIPAIS, FORMAÇÃO CIDADÃ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID5432_04082016171436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGÉLICA KELLY DOS SANTOS PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "ANGELICA KELLY"
    "autor_email" => "angelicakpimentel@gmail.c"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20758
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 593
    "inscrito_id" => 5432
    "titulo" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE MACEIÓ, ALAGOAS: PRÁTICAS, PESSOAS E PEDRAS NO CAMINHO."
    "resumo" => "A Rede Municipal de Ensino é um cenário marcado por pesquisas em diversas áreas de conhecimento em especial a dimensão ambiental tratada nas práticas de Educação Ambiental desenvolvidas pelas escolas municipais dentro e fora da sala de aula. O município de Maceió possui um total de 133 escolas públicas municipais, organizadas por Regiões Administrativas (RA) e distribuídas por diversos bairros. O objetivo geral do trabalho foi avaliar as práticas de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas em 40 escolas municipais além de identificar as pessoas envolvidas e os principais entraves (pedras) encontrados nos caminhos para realização dessas atividades. A pesquisa priorizou a abordagem qualitativa com observações, aplicações de questionários, entrevistas e análise dos dados de forma descritiva. Em cada escola foram identificados os responsáveis pelas atividades de EA e aplicado um questionário onde os mesmos respondiam sobre práticas de EA presentes na escola. Os resultados indicam que ainda estamos muito distante de uma EA que de fato leve em consideração o envolvimento de todos e que se mantenha permanente à formação de valores, atitudes e habilidades propiciando a transformação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais, ou seja, uma cidadania ambiental."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "EDUCAÇÃO AMBIENTAL, ESCOLAS MUNICIPAIS, FORMAÇÃO CIDADÃ"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA10_ID5432_04082016171436.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:40"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANGÉLICA KELLY DOS SANTOS PIMENTEL"
    "autor_nome_curto" => "ANGELICA KELLY"
    "autor_email" => "angelicakpimentel@gmail.c"
    "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO CESMAC"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A Rede Municipal de Ensino é um cenário marcado por pesquisas em diversas áreas de conhecimento em especial a dimensão ambiental tratada nas práticas de Educação Ambiental desenvolvidas pelas escolas municipais dentro e fora da sala de aula. O município de Maceió possui um total de 133 escolas públicas municipais, organizadas por Regiões Administrativas (RA) e distribuídas por diversos bairros. O objetivo geral do trabalho foi avaliar as práticas de Educação Ambiental (EA) desenvolvidas em 40 escolas municipais além de identificar as pessoas envolvidas e os principais entraves (pedras) encontrados nos caminhos para realização dessas atividades. A pesquisa priorizou a abordagem qualitativa com observações, aplicações de questionários, entrevistas e análise dos dados de forma descritiva. Em cada escola foram identificados os responsáveis pelas atividades de EA e aplicado um questionário onde os mesmos respondiam sobre práticas de EA presentes na escola. Os resultados indicam que ainda estamos muito distante de uma EA que de fato leve em consideração o envolvimento de todos e que se mantenha permanente à formação de valores, atitudes e habilidades propiciando a transformação individual e coletiva voltada para a prevenção, a identificação e a solução de problemas ambientais, ou seja, uma cidadania ambiental.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.