O presente trabalho tem por objetivo principal: Conhecer os processos avaliativos que favorecem a inclusão, a inquietação parte do princípio de que o tema educação inclusiva e avaliação tem ganhado relevância nos estudos e pesquisas. Nesse sentido, há muito tempo tem se falado da relação teoria e prática, partindo do principio que, de nada adianta ler, pesquisar, se as ações continuam processando-se da mesma maneira. É preciso atitude para modificar velhos conceitos e atuar com pensamentos novos, desejando o sucesso, mesmo com as dificuldades em lidar com as questões próprias de cada contexto, Para contribuir como o estudo busca-se o embasamento dos autores:Luckesi (2005), Libâneo (1994), Perrenoud (1999) e outros para atender o interesse da pesquisa que será enveredado no viés bibliográfico e de campo com abordagem qualitativa de cunho explicativo e do tipo analítica. A pesquisa em campo contará com o relato de dez professores, cinco da rede privada e cinco da rede pública, situados nos estados do Ceará, na cidade do Aracati e Rio Grande do Norte, na cidade de Mossoró, os relatos se processaram através de entrevistas com questões abertas. Os resultados apresentados mostraram que: a avaliação deve acontecer para todos cabendo assim às adequações para cada realidade; a avaliação precisa ter coerência e justiça para os seus fins. Ainda que, se faz necessário ser inclusiva de acordo com cada necessidade para que assim possa realmente existir a inclusão de todos os educandos, bem como seu desenvolvimento intelectual e cognitivo.