O acompanhamento pedagógico é uma ação da Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que visa auxiliar os estudantes com demandas específicas no âmbito da aprendizagem. A permanência do estudante na universidade está integrada e envolvida com o desenvolvimento social de toda a sociedade, e vem sendo comprometida pela retenção e evasão do acadêmico. A partir disso, o presente artigo tem como objetivo analisar as causas do baixo desempenho acadêmico desses alunos.
Este artigo tem como abordagem principal a evasão e retenção nas universidades públicas. Para isso, toma-se como referência a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), instituição onde existem 178 estudantes beneficiados pelo Programa de Apoio ao Discente oferecido pela Pró-Reitoria de Gestão Estudantil e Inclusão (Progesti) de acordo com o Programa Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes). Desse total de estudantes, 32 apresentaram baixo desempenho acadêmico e 20 compareceram aos atendimentos para acompanhamento pedagógico. Dentre esses alunos, 50% são da área de Exatas e da Terra, 25% das Agrárias, 15% das Humanas e Sociais e 10% de Ciências Biológicas.
A abordagem da pesquisa realizada é quanti-qualitativa, onde se buscou coletar dados para uma análise dos fatores que fazem com que o estudante venha a ter baixo desempenho acadêmico. Para tanto, foi utilizado um questionário com 20 alunos do Programa de Apoio ao Discente que apresentaram baixo desempenho acadêmico e compareceram ao acompanhamento pedagógico. Quanto aos resultados obtidos, foram identificadas as possíveis causas do baixo desempenho desses alunos, assim como, feita uma reflexão sobre as formas de reverter esse cenário.