Artigo Anais III CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE QUANTITATIVA DE RESULTADO DE AVALIAÇÃO: POSSIBILIDADES DE IDENTIFICAÇÃO DE EVENTUAL FRACASSO ESCOLAR

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO, EPISTEMOLOGIA, COMBATE AO FRACASSO ESCOLAR Comunicação Oral (CO) Didática, Currículo e Política Educacional
"2016-10-05 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 20238
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 7325
    "titulo" => "ANÁLISE QUANTITATIVA DE RESULTADO DE AVALIAÇÃO: POSSIBILIDADES DE IDENTIFICAÇÃO DE EVENTUAL FRACASSO ESCOLAR"
    "resumo" => "A presente pesquisa buscou analisar os resultados de uma avaliação de Física dentro dos moldes de uma metodologia que utiliza avaliação somativa e formativa, numa proposta inovadora que tenta prevenir o fracasso escolar. Foram investigadas avaliações de 109 discentes do 1o. ano do Ensino Médio  de uma escola pública, no período referente ao 1o. trimestre letivo de 2016. Observou-se que, mesmo com a proposta preventiva de recuperação, os resultados não foram tão favoráveis como se esperava. O objetivo do presente trabalho é avaliar o(s) provável(eis) motivo(s) pelo qual 79,8% dos discentes obtiveram notas abaixo de 5,0 na AE da disciplina de FÍSICA. Dentre as etapas de investigação, foram verificados também os documentos associados ao processo de ensino-aprendizagem, como o planejamento do trimestre, o PSD e os planos de aula utilizados pelos professores da disciplina. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa. um fator relevante para o baixo desempenho pode ser justificado pelos altos graus de AP e APR e pelo fato de que, com a mudança no processo de recuperação, quase a metade dos discentes fez recuperação, quando, pelo processo que era utilizado antes da proposta atual, apenas 8 deveriam fazê-la. Com o índice de graus também alto na APR, isso causou acomodação dos discentes, que, em 54% dos casos afirmaram estudar na véspera ou a dois dias da AE. Conforme investigação e análise de todas as possibilidades, o presente estudo sugere orientar os discentes quanto à necessidade e importância dos estudos com maior dedicação, afinco e continuidade e não apenas estudar na semana de provas. Além disso, os discentes devem também ser orientados a valorizar a AE e não apenas a NP. Sugere-se ainda que os docentes fiquem atentos com relação aos próximos trimestres no sentido de orientar os alunos a um estudo mais eficaz, utilizando as APs não apenas como instrumento de avaliação, mas conscientizando os alunos de que, devido á sua complexidade, as AEs requerem atenção especial. Faz-se mister também sugerir que seja feito um estudo para verificar se o modelo recém implantado de recuperação realmente ajuda na aprendizagem ou apenas induz a situações como a verificada no resultado da avaliação em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EPISTEMOLOGIA, COMBATE AO FRACASSO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7325_24072016180538.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBERES LOPES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALBERES LOPES"
    "autor_email" => "dr.alberes@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO MILITAR DO RECIFE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 20238
    "edicao_id" => 48
    "trabalho_id" => 418
    "inscrito_id" => 7325
    "titulo" => "ANÁLISE QUANTITATIVA DE RESULTADO DE AVALIAÇÃO: POSSIBILIDADES DE IDENTIFICAÇÃO DE EVENTUAL FRACASSO ESCOLAR"
    "resumo" => "A presente pesquisa buscou analisar os resultados de uma avaliação de Física dentro dos moldes de uma metodologia que utiliza avaliação somativa e formativa, numa proposta inovadora que tenta prevenir o fracasso escolar. Foram investigadas avaliações de 109 discentes do 1o. ano do Ensino Médio  de uma escola pública, no período referente ao 1o. trimestre letivo de 2016. Observou-se que, mesmo com a proposta preventiva de recuperação, os resultados não foram tão favoráveis como se esperava. O objetivo do presente trabalho é avaliar o(s) provável(eis) motivo(s) pelo qual 79,8% dos discentes obtiveram notas abaixo de 5,0 na AE da disciplina de FÍSICA. Dentre as etapas de investigação, foram verificados também os documentos associados ao processo de ensino-aprendizagem, como o planejamento do trimestre, o PSD e os planos de aula utilizados pelos professores da disciplina. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa. um fator relevante para o baixo desempenho pode ser justificado pelos altos graus de AP e APR e pelo fato de que, com a mudança no processo de recuperação, quase a metade dos discentes fez recuperação, quando, pelo processo que era utilizado antes da proposta atual, apenas 8 deveriam fazê-la. Com o índice de graus também alto na APR, isso causou acomodação dos discentes, que, em 54% dos casos afirmaram estudar na véspera ou a dois dias da AE. Conforme investigação e análise de todas as possibilidades, o presente estudo sugere orientar os discentes quanto à necessidade e importância dos estudos com maior dedicação, afinco e continuidade e não apenas estudar na semana de provas. Além disso, os discentes devem também ser orientados a valorizar a AE e não apenas a NP. Sugere-se ainda que os docentes fiquem atentos com relação aos próximos trimestres no sentido de orientar os alunos a um estudo mais eficaz, utilizando as APs não apenas como instrumento de avaliação, mas conscientizando os alunos de que, devido á sua complexidade, as AEs requerem atenção especial. Faz-se mister também sugerir que seja feito um estudo para verificar se o modelo recém implantado de recuperação realmente ajuda na aprendizagem ou apenas induz a situações como a verificada no resultado da avaliação em questão."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO, EPISTEMOLOGIA, COMBATE AO FRACASSO ESCOLAR"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV056_MD1_SA3_ID7325_24072016180538.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:06"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:22:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ALBERES LOPES DE LIMA"
    "autor_nome_curto" => "ALBERES LOPES"
    "autor_email" => "dr.alberes@gmail.com"
    "autor_ies" => "COLÉGIO MILITAR DO RECIFE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais III CONEDU"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2016"
    "edicao_logo" => "5e4a04f266668_17022020001354.jpg"
    "edicao_capa" => "5f184888e25a7_22072020110912.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-10-05 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 05 de outubro de 2016

Resumo

A presente pesquisa buscou analisar os resultados de uma avaliação de Física dentro dos moldes de uma metodologia que utiliza avaliação somativa e formativa, numa proposta inovadora que tenta prevenir o fracasso escolar. Foram investigadas avaliações de 109 discentes do 1o. ano do Ensino Médio de uma escola pública, no período referente ao 1o. trimestre letivo de 2016. Observou-se que, mesmo com a proposta preventiva de recuperação, os resultados não foram tão favoráveis como se esperava. O objetivo do presente trabalho é avaliar o(s) provável(eis) motivo(s) pelo qual 79,8% dos discentes obtiveram notas abaixo de 5,0 na AE da disciplina de FÍSICA. Dentre as etapas de investigação, foram verificados também os documentos associados ao processo de ensino-aprendizagem, como o planejamento do trimestre, o PSD e os planos de aula utilizados pelos professores da disciplina. Tratou-se de uma pesquisa quantitativa. um fator relevante para o baixo desempenho pode ser justificado pelos altos graus de AP e APR e pelo fato de que, com a mudança no processo de recuperação, quase a metade dos discentes fez recuperação, quando, pelo processo que era utilizado antes da proposta atual, apenas 8 deveriam fazê-la. Com o índice de graus também alto na APR, isso causou acomodação dos discentes, que, em 54% dos casos afirmaram estudar na véspera ou a dois dias da AE. Conforme investigação e análise de todas as possibilidades, o presente estudo sugere orientar os discentes quanto à necessidade e importância dos estudos com maior dedicação, afinco e continuidade e não apenas estudar na semana de provas. Além disso, os discentes devem também ser orientados a valorizar a AE e não apenas a NP. Sugere-se ainda que os docentes fiquem atentos com relação aos próximos trimestres no sentido de orientar os alunos a um estudo mais eficaz, utilizando as APs não apenas como instrumento de avaliação, mas conscientizando os alunos de que, devido á sua complexidade, as AEs requerem atenção especial. Faz-se mister também sugerir que seja feito um estudo para verificar se o modelo recém implantado de recuperação realmente ajuda na aprendizagem ou apenas induz a situações como a verificada no resultado da avaliação em questão.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.