Nos últimos anos, a adesão aos cursos técnicos acenderam significativamente, para tanto, cursos de modalidade EaD vêm corroborando com a crescente formação profissional. O Instituto Metrópole Digital no Rio Grande do Norte oferta cursos técnicos na área de tecnologia da informação, de modalidade EaD semipresencial. Nesse intento, o presente trabalho optou por analisar o abandono dos discentes às aulas presenciais e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, realizada no Instituto Metrópole Digital, polo Mossoró/RN, analisando dados dos 163 discentes ativos do modulo básico 2016.1. A amostra analisada possui idade média de 22 anos, é predominantemente masculina e está bem distribuída entre os três turnos do dia. Observou-se uma taxa de evasão de 31,29% compatível com o que é descrito na literatura. A estatística não-paramétrica não indicou correlação significativa entre evasão e idade, sexo ou turno de aula. Mas houve uma diferença significativa com a frequência de acesso ao Ambiente Virtual de Aprendizagem, sendo maior entre os alunos que não evadiram. O modelo adotado pelo IMD baseia-se no uso de sistemas virtuais para acompanhamento e orientação ao aluno, portanto destaca-se a necessidade de ações pedagógicas para favorecer a interação entre o aluno e os sistemas virtuais melhorando sua permanência no curso.