O presente trabalho tem por finalidade promover discussões sobre a Filosofia da Educação, tendo em vista que essa temática tem chegado às escolas nesses últimos anos através de disciplina específica. Pretendemos problematizar as diferentes interações que o ensino de filosofia pode proporcionar ao educando no ambiente socioeducativo, sabendo que, com o advento da pedagogia, e, de toda uma problemática em relação ao contexto da sociedade para a sua aplicabilidade. Acreditamos que a filosofia é, sim, uma das possibilidades para se entender a vida. Primeiramente, tentaremos tratar da relação histórica e “evolucionista” da pedagogia; da origem morfológica do próprio termo, o seu desenvolvimento no decorrer dos anos e sua decadência, como rico propulsor da educação. Relataremos como a filosofia entrou em cena, como a pedagogia se entrelaça com ela e como, juntas, colaboram para a formação intelectual de alunos e professores desde a antiguidade. Para conseguirmos desenvolver essa discussão que envolve o processo de construção do conhecimento, utilizaremos antecedentes históricos, desde a antiguidade, passando pela Idade Média, pela Idade Moderna até os dias atuais.