A alteridade é um guia para o cuidado de modo que, promove a reformulação de práticas assistenciais, permitindo ao profissional colocar-se no lugar do outro. O objeto deste estudo é descrever a experiência de discentes no redescobrimento do universo do cuidado a partir da reconstrução de conceitos previamente estabelecidos. Trata-se de um relato de experiência desenvolvido após estágio do componente curricular Saúde do Idoso, em um hospital universitário. O desgaste ocasionado pelo processo de envelhecimento resulta em decréscimo das capacidades do organismo, fragilidades biológica, social, econômica e espiritual, consideradas propícias para tornar os idosos mais susceptíveis às doenças e à internação hospitalar. E no contexto hospitalar, o paciente idoso, já debilitado física e mentalmente, é constantemente assistido por discentes e profissionais que, muitas vezes, não analisam suas condições, deixando-os desconfortáveis. Nesse sentido, a experiência vivenciada permitiu-nos refletir que o cuidar também é um agir silencioso que exige do profissional/estudante um ouvido atento e a reflexão contínua, que possibilite a resolução de dúvidas, reclamações e inquietações dos pacientes. Assim, devemos ser verdadeiros defensores de seus direito e mediadores para o suprimento de suas necessidades.