Esse trabalho tem por objetivo relatar experiências vivenciadas de uma atividade de educação e saúde sobre Deficiência Intelectual(D.I), que teve como público alvo a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Campina Grande, no campus de Cuité. Trata-se de um relato de experiência, de natureza qualitativa, realizado com base na elaboração de uma ação educativa, vinculada a disciplina: Bases Teóricas de Enfermagem em Psiquiatria, presente no 7º período da grade curricular do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Universidade Federal de Campina Grande. A ação foi realizada no Centro de Vivências da própria universidade e aberta ao público. A atividade foi desenvolvida com o intuito de partilhar com a comunidade acadêmica informações sobre Deficiência Intelectual. A equipe que desenvolveu esta ação se organizou de maneira que o tema pudesse ser abordado com dinamicidade e clareza. Foram abordados os conceitos mais utilizados na atualidade, o índice de pessoas acometidas pela D.I. acompanhadas pelo Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do município de Cuité, bem como as manifestações clinicas e a inclusão social desses indivíduos. Percebeu-se a necessidade de abordar sobre D.I. não apenas no ambiente acadêmico, mas também nas escolas, principalmente entre os professores da educação básica, já que esse tipo de transtorno psíquico é percebido logo na infância e compromete o crescimento e desenvolvimento dos indivíduos a nível educacional e social.