Artigo Anais XII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

O ENSINO DE HISTÓRIA DAS MULHERES E OS ESTUDOS SOBRE A GRÉCIA CLÁSSICA: REPRESSÃO E IDEAL NORMATIVO

Palavra-chaves: GÊNERO, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, ANTIGUIDADE Comunicação Oral (CO) Gênero, Sexualidades e Educação
"2016-06-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18573
    "edicao_id" => 42
    "trabalho_id" => 456
    "inscrito_id" => 1351
    "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA DAS MULHERES E OS ESTUDOS SOBRE A GRÉCIA CLÁSSICA: REPRESSÃO E IDEAL NORMATIVO"
    "resumo" => "Por muito tempo o ensino de História no Brasil e, principalmente de História Antiga, foi pautado nas análises normativas das interpretações, fazendo do conteúdo algo dado e sem nenhum processo reflexivo e problematizador, pelo profissional de história: o possuidor do saber. Desde fins do século XX, com o avanço dos estudos acerca do outro marginalizado, evidenciando, aqui, as mulheres, foi se pensando e localizando o espaço desse outro nos processos históricos, fazendo do homem branco e civilizador não mais o centro dos estudos e das pesquisas. Dentre tantos “outros”, este trabalho tem como objetivo tratar do ideal normativo e repressivo da mulher ateniense a partir do que a documentação filosófica e a literatura nos informam acerca de suas atividades, seus costumes, seus ofícios e principalmente do cotidiano. E mais que uma simples apresentação da mulher ateniense, sugere formas alternativas de discutir e pensar o ensino de gênero na História dentro da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, ANTIGUIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA2_ID1351_25052016195414.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FILIPE MATHEUS MARINHO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "FILIPE MARINHO"
    "autor_email" => "filipemarinhoo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png"
    "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18573
    "edicao_id" => 42
    "trabalho_id" => 456
    "inscrito_id" => 1351
    "titulo" => "O ENSINO DE HISTÓRIA DAS MULHERES E OS ESTUDOS SOBRE A GRÉCIA CLÁSSICA: REPRESSÃO E IDEAL NORMATIVO"
    "resumo" => "Por muito tempo o ensino de História no Brasil e, principalmente de História Antiga, foi pautado nas análises normativas das interpretações, fazendo do conteúdo algo dado e sem nenhum processo reflexivo e problematizador, pelo profissional de história: o possuidor do saber. Desde fins do século XX, com o avanço dos estudos acerca do outro marginalizado, evidenciando, aqui, as mulheres, foi se pensando e localizando o espaço desse outro nos processos históricos, fazendo do homem branco e civilizador não mais o centro dos estudos e das pesquisas. Dentre tantos “outros”, este trabalho tem como objetivo tratar do ideal normativo e repressivo da mulher ateniense a partir do que a documentação filosófica e a literatura nos informam acerca de suas atividades, seus costumes, seus ofícios e principalmente do cotidiano. E mais que uma simples apresentação da mulher ateniense, sugere formas alternativas de discutir e pensar o ensino de gênero na História dentro da sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Gênero, Sexualidades e Educação"
    "palavra_chave" => "GÊNERO, HISTÓRIA, EDUCAÇÃO, ANTIGUIDADE"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA2_ID1351_25052016195414.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FILIPE MATHEUS MARINHO DE MELO"
    "autor_nome_curto" => "FILIPE MARINHO"
    "autor_email" => "filipemarinhoo@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO "
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png"
    "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de junho de 2016

Resumo

Por muito tempo o ensino de História no Brasil e, principalmente de História Antiga, foi pautado nas análises normativas das interpretações, fazendo do conteúdo algo dado e sem nenhum processo reflexivo e problematizador, pelo profissional de história: o possuidor do saber. Desde fins do século XX, com o avanço dos estudos acerca do outro marginalizado, evidenciando, aqui, as mulheres, foi se pensando e localizando o espaço desse outro nos processos históricos, fazendo do homem branco e civilizador não mais o centro dos estudos e das pesquisas. Dentre tantos “outros”, este trabalho tem como objetivo tratar do ideal normativo e repressivo da mulher ateniense a partir do que a documentação filosófica e a literatura nos informam acerca de suas atividades, seus costumes, seus ofícios e principalmente do cotidiano. E mais que uma simples apresentação da mulher ateniense, sugere formas alternativas de discutir e pensar o ensino de gênero na História dentro da sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.