Artigo Anais XII CONAGES

ANAIS de Evento

ISSN: 2177-4781

DANÇANDO CONTRA A CORRENTE: CORPORALIDADE E MOVIMENTO NO FILME BILLY ELLIOT

Palavra-chaves: CORPORALIDADE, DANÇA, CINEMA Comunicação Oral (CO) Sujeitos nas/das artes: teatro, cinema, música.
"2016-06-08 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18422
    "edicao_id" => 42
    "trabalho_id" => 96
    "inscrito_id" => 171
    "titulo" => "DANÇANDO CONTRA A CORRENTE: CORPORALIDADE E MOVIMENTO NO FILME BILLY ELLIOT"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo analisar as referências culturais apresentadas na narrativa fílmica do filme britânico Billy Elliot. Esta produção em questão reflete a noção de imaginário sobre a produção de identidades orientadas por um comportamento social heteronormativo, investigando, sobretudo, a composição entre corporalidade e movimento na personagem central como um recuo frente aos processos e estabelecimentos sexuais vigentes no contexto histórico do filme. Para discutir essas questões, este ensaio toma como ponto de partida conceitos referentes a corporalidade, movimento, identidade, processos culturais, imaginário e representação no cinema, perfazendo uma orientação salutar dos desafios enfrentados pela produção do tema da sexualidade. Em suma, o filme analisado permite traçar um movimento discursivo acerca das particularidades vigentes no espaço fílmico, conduzindo o debate através da posição adotada pela produção em retratar uma história com fins políticos particularmente provocativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Sujeitos nas/das artes: teatro, cinema, música."
    "palavra_chave" => "CORPORALIDADE, DANÇA, CINEMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA12_ID171_22042016181718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "WENDELL MARCEL"
    "autor_email" => "marcell.wendell@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png"
    "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18422
    "edicao_id" => 42
    "trabalho_id" => 96
    "inscrito_id" => 171
    "titulo" => "DANÇANDO CONTRA A CORRENTE: CORPORALIDADE E MOVIMENTO NO FILME BILLY ELLIOT"
    "resumo" => "Este trabalho tem por objetivo analisar as referências culturais apresentadas na narrativa fílmica do filme britânico Billy Elliot. Esta produção em questão reflete a noção de imaginário sobre a produção de identidades orientadas por um comportamento social heteronormativo, investigando, sobretudo, a composição entre corporalidade e movimento na personagem central como um recuo frente aos processos e estabelecimentos sexuais vigentes no contexto histórico do filme. Para discutir essas questões, este ensaio toma como ponto de partida conceitos referentes a corporalidade, movimento, identidade, processos culturais, imaginário e representação no cinema, perfazendo uma orientação salutar dos desafios enfrentados pela produção do tema da sexualidade. Em suma, o filme analisado permite traçar um movimento discursivo acerca das particularidades vigentes no espaço fílmico, conduzindo o debate através da posição adotada pela produção em retratar uma história com fins políticos particularmente provocativos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Sujeitos nas/das artes: teatro, cinema, música."
    "palavra_chave" => "CORPORALIDADE, DANÇA, CINEMA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV053_MD1_SA12_ID171_22042016181718.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:04"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:15:15"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "WENDELL MARCEL ALVES DA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "WENDELL MARCEL"
    "autor_email" => "marcell.wendell@hotmail.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-xii-conages"
    "edicao_nome" => "Anais XII CONAGES"
    "edicao_evento" => "XII Colóquio Nacional Representações de Gênero e de Sexualidades"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conages/2016"
    "edicao_logo" => "5e4d91ff53faf_19022020165231.png"
    "edicao_capa" => "5f1840b2f13c7_22072020103546.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-08 00:00:00"
    "publicacao_id" => 16
    "publicacao_nome" => "Revista CONAGES"
    "publicacao_codigo" => "2177-4781"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 08 de junho de 2016

Resumo

Este trabalho tem por objetivo analisar as referências culturais apresentadas na narrativa fílmica do filme britânico Billy Elliot. Esta produção em questão reflete a noção de imaginário sobre a produção de identidades orientadas por um comportamento social heteronormativo, investigando, sobretudo, a composição entre corporalidade e movimento na personagem central como um recuo frente aos processos e estabelecimentos sexuais vigentes no contexto histórico do filme. Para discutir essas questões, este ensaio toma como ponto de partida conceitos referentes a corporalidade, movimento, identidade, processos culturais, imaginário e representação no cinema, perfazendo uma orientação salutar dos desafios enfrentados pela produção do tema da sexualidade. Em suma, o filme analisado permite traçar um movimento discursivo acerca das particularidades vigentes no espaço fílmico, conduzindo o debate através da posição adotada pela produção em retratar uma história com fins políticos particularmente provocativos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.