Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

O USO DE BRINQUEDOS COMO RECURSO PARA SE ENSINAR FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: ENSINO DE CIÊNCIAS, METODOLOGIA, TRADICIONAL, LÚDICO, LÚDICO Comunicação Oral (CO) Ensino de Física
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 18124
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 299
    "inscrito_id" => 1956
    "titulo" => "O USO DE BRINQUEDOS COMO RECURSO PARA SE ENSINAR FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Sabe-se, pois, que existe uma deficiência no aprendizado do ensino da ciência física no ensino fundamental, visto que a metodologia tradicional de ensino não supre as necessidades e não corrigem as dificuldades enfrentadas pelos alunos nessa disciplina. Muitas pesquisas denunciam a necessidade de se aplicar uma metodologia mais interativa que melhore o aprendizado dos alunos do ensino fundamental. É possível ver também que a forma de ministração das aulas não contribui para o interesse quanto dos alunos fazendo com que a ciência (física) seja considerada uma mera disciplina de cálculos e formulas. Sendo assim a física ensinada com o auxílio dos brinquedos pode melhorar o desempenho do aprendizado dos alunos e facilitar como mais uma ferramenta pedagógica, o uso do lúdico a serviço do ensino de física. Então este trabalho tem como meta apresentar a necessidade, importância e benefícios com a aplicação dessa metodologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, METODOLOGIA, TRADICIONAL, LÚDICO, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1956_10052016082805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON GONÇALVE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELTONY"
    "autor_email" => "gonalves.elton@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 18124
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 299
    "inscrito_id" => 1956
    "titulo" => "O USO DE BRINQUEDOS COMO RECURSO PARA SE ENSINAR FÍSICA NO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Sabe-se, pois, que existe uma deficiência no aprendizado do ensino da ciência física no ensino fundamental, visto que a metodologia tradicional de ensino não supre as necessidades e não corrigem as dificuldades enfrentadas pelos alunos nessa disciplina. Muitas pesquisas denunciam a necessidade de se aplicar uma metodologia mais interativa que melhore o aprendizado dos alunos do ensino fundamental. É possível ver também que a forma de ministração das aulas não contribui para o interesse quanto dos alunos fazendo com que a ciência (física) seja considerada uma mera disciplina de cálculos e formulas. Sendo assim a física ensinada com o auxílio dos brinquedos pode melhorar o desempenho do aprendizado dos alunos e facilitar como mais uma ferramenta pedagógica, o uso do lúdico a serviço do ensino de física. Então este trabalho tem como meta apresentar a necessidade, importância e benefícios com a aplicação dessa metodologia."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE CIÊNCIAS, METODOLOGIA, TRADICIONAL, LÚDICO, LÚDICO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA90_ID1956_10052016082805.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:20:00"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELTON GONÇALVE DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ELTONY"
    "autor_email" => "gonalves.elton@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Sabe-se, pois, que existe uma deficiência no aprendizado do ensino da ciência física no ensino fundamental, visto que a metodologia tradicional de ensino não supre as necessidades e não corrigem as dificuldades enfrentadas pelos alunos nessa disciplina. Muitas pesquisas denunciam a necessidade de se aplicar uma metodologia mais interativa que melhore o aprendizado dos alunos do ensino fundamental. É possível ver também que a forma de ministração das aulas não contribui para o interesse quanto dos alunos fazendo com que a ciência (física) seja considerada uma mera disciplina de cálculos e formulas. Sendo assim a física ensinada com o auxílio dos brinquedos pode melhorar o desempenho do aprendizado dos alunos e facilitar como mais uma ferramenta pedagógica, o uso do lúdico a serviço do ensino de física. Então este trabalho tem como meta apresentar a necessidade, importância e benefícios com a aplicação dessa metodologia.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.