Artigo Anais I CONAPESC

ANAIS de Evento

ISSN: 2525-6696

A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA VISÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO Comunicação Oral (CO) Engenharia Agrícola
"2016-06-01 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17727
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 1316
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA VISÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Este artigo almejou uma reflexão, em meio à necessidade de problemas emergentes presentes na sociedade contemporânea, abordando, especificamente, a educação ambiental e sua importância no curso de formação de professores em pedagogia. A cerca do desenvolvimento metodológico, a pesquisa foi qualitativa, ponderando a análise sob o levantamento de dados realizados, por meio de questionários aplicados nos cursos de pedagogia na UNESPAR, Campus Paranavaí, numa amostra de 50 acadêmicos dos períodos vespertinos e noturno, séries finais, a fim de identificar a discussão, o conhecimento e, além disso, fomentar a reflexão dos alunos sobre a temática educação ambiental. Para tanto, poder-se-á dizer ao findar da pesquisa que o resultado foi positivo, afinal, provocou debate e reflexões atrelados as respostas obtidas por intermédio do questionário. Verificou-se que muitos acadêmicos de pedagogia compreendem o conceito de Educação Ambiental (EA) relacionado somente à questão ecológica, ou seja, possuem uma conscientização fragmentada do assunto. Ao questionarmos os acadêmicos como a temática é aplicada nas ementas das disciplinas, pôde-se averiguar que cerca de 50% afirmaram que os tema de EA nunca foram inseridos interdisciplinarmente com nenhuma disciplina. Os acadêmicos afirmam que o tema é pouco trabalhado no curso de pedagogia e, sugerem ser necessário um estudo mais sistematizado e aprofundado, em decorrência, possibilitará o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, que proporcione uma mudança de atitudes e, também, reflexões. Assim, corroborando possíveis transformações, de alguma forma, de um cidadão mais consciente e participativo no processo de mudanças, para as quais, alcance uma sociedade sustentável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Engenharia Agrícola"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA97_ID1316_01052016180429.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA REGINA ROYER"
    "autor_nome_curto" => "MARCIA R. ROYER"
    "autor_email" => "marciaroyer@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ-UNESPAR, CAMPUS PARANAVAÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17727
    "edicao_id" => 41
    "trabalho_id" => 89
    "inscrito_id" => 1316
    "titulo" => "A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA VISÃO DE ACADÊMICOS DO CURSO DE PEDAGOGIA"
    "resumo" => "Este artigo almejou uma reflexão, em meio à necessidade de problemas emergentes presentes na sociedade contemporânea, abordando, especificamente, a educação ambiental e sua importância no curso de formação de professores em pedagogia. A cerca do desenvolvimento metodológico, a pesquisa foi qualitativa, ponderando a análise sob o levantamento de dados realizados, por meio de questionários aplicados nos cursos de pedagogia na UNESPAR, Campus Paranavaí, numa amostra de 50 acadêmicos dos períodos vespertinos e noturno, séries finais, a fim de identificar a discussão, o conhecimento e, além disso, fomentar a reflexão dos alunos sobre a temática educação ambiental. Para tanto, poder-se-á dizer ao findar da pesquisa que o resultado foi positivo, afinal, provocou debate e reflexões atrelados as respostas obtidas por intermédio do questionário. Verificou-se que muitos acadêmicos de pedagogia compreendem o conceito de Educação Ambiental (EA) relacionado somente à questão ecológica, ou seja, possuem uma conscientização fragmentada do assunto. Ao questionarmos os acadêmicos como a temática é aplicada nas ementas das disciplinas, pôde-se averiguar que cerca de 50% afirmaram que os tema de EA nunca foram inseridos interdisciplinarmente com nenhuma disciplina. Os acadêmicos afirmam que o tema é pouco trabalhado no curso de pedagogia e, sugerem ser necessário um estudo mais sistematizado e aprofundado, em decorrência, possibilitará o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, que proporcione uma mudança de atitudes e, também, reflexões. Assim, corroborando possíveis transformações, de alguma forma, de um cidadão mais consciente e participativo no processo de mudanças, para as quais, alcance uma sociedade sustentável."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Engenharia Agrícola"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, FORMAÇÃO DE PROFESSORES, ENSINO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV058_MD1_SA97_ID1316_01052016180429.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:03"
    "updated_at" => "2020-06-09 19:19:59"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARCIA REGINA ROYER"
    "autor_nome_curto" => "MARCIA R. ROYER"
    "autor_email" => "marciaroyer@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ-UNESPAR, CAMPUS PARANAVAÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-conapesc"
    "edicao_nome" => "Anais I CONAPESC"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências"
    "edicao_ano" => 2016
    "edicao_pasta" => "anais/conapesc/2016"
    "edicao_logo" => "5e49fdc4b2730_16022020234316.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1841adc3860_22072020103957.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2016-06-01 00:00:00"
    "publicacao_id" => 28
    "publicacao_nome" => "Anais do Conapesc"
    "publicacao_codigo" => "2525-6696"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 01 de junho de 2016

Resumo

Este artigo almejou uma reflexão, em meio à necessidade de problemas emergentes presentes na sociedade contemporânea, abordando, especificamente, a educação ambiental e sua importância no curso de formação de professores em pedagogia. A cerca do desenvolvimento metodológico, a pesquisa foi qualitativa, ponderando a análise sob o levantamento de dados realizados, por meio de questionários aplicados nos cursos de pedagogia na UNESPAR, Campus Paranavaí, numa amostra de 50 acadêmicos dos períodos vespertinos e noturno, séries finais, a fim de identificar a discussão, o conhecimento e, além disso, fomentar a reflexão dos alunos sobre a temática educação ambiental. Para tanto, poder-se-á dizer ao findar da pesquisa que o resultado foi positivo, afinal, provocou debate e reflexões atrelados as respostas obtidas por intermédio do questionário. Verificou-se que muitos acadêmicos de pedagogia compreendem o conceito de Educação Ambiental (EA) relacionado somente à questão ecológica, ou seja, possuem uma conscientização fragmentada do assunto. Ao questionarmos os acadêmicos como a temática é aplicada nas ementas das disciplinas, pôde-se averiguar que cerca de 50% afirmaram que os tema de EA nunca foram inseridos interdisciplinarmente com nenhuma disciplina. Os acadêmicos afirmam que o tema é pouco trabalhado no curso de pedagogia e, sugerem ser necessário um estudo mais sistematizado e aprofundado, em decorrência, possibilitará o desenvolvimento de uma aprendizagem mais significativa, que proporcione uma mudança de atitudes e, também, reflexões. Assim, corroborando possíveis transformações, de alguma forma, de um cidadão mais consciente e participativo no processo de mudanças, para as quais, alcance uma sociedade sustentável.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.