O presente estudo, tem como finalidade apresentar os resultados de um trabalho de conclusão de curso (TCC), que objetivou investigar os fatores que contribuem para a motivação dos estudantes numa escola municipal na turma do 5º ano do ensino fundamental. Teve como objetivos secundários: conhecer como os professores trabalham para despertar a motivação nos estudantes; saber o que desperta a motivação dos estudantes em sala de aula a partir deles mesmos e descobrir quais as dificuldades encontradas em sala de aula no processo motivacional. Apoiou-se em aporte teórico de autores, como, Bock (2008), Campos (2005), Esteban (2010), Frigotto (2001), Ghedin (2011), Gil (2010), Piletti (2004), Woolfolk (2000) dentre outros. O Percurso Metodológico é centrado na abordagem qualitativa e método dialético, sustentado no levantamento bibliográfico e estudo de caso, com o apoio das técnicas da observação direta, entrevista estruturada. Foram sujeitos deste 01 professora e 10 alunos. O estudo revela que os professores utilizam dinâmicas em equipe como estratégias para despertar a motivação nos estudantes. Revela ainda que os alunos, em sua ampla maioria, consideram que a atenção do professor influencia na motivação escolar. Em relação às dificuldades encontradas em sala de aula que interferem no processo motivacional, verificou-se que o desinteresse e a bagunça de outros colegas influenciam no processo motivacional.