Artigo Anais I ENECT / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0050

A CONTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES DE DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO

Palavra-chaves: POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, ENSINO DE FÍSICA, EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL Pôster (PO) Ensino de Física
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1747
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 315
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES DE DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O presente trabalho discute as possíveis contribuições de atividades de popularização da ciência para o desenvolvimento do processo de Ensino-aprendizagem da Física no Ensino Médio, relacionando a realização de atividades inseridas nesses moldes, não só a uma melhor visualização dos conceitos e aplicabilidades da Física por parte dos alunos, como também ao reflexo desse fato em meio aos espaços formais das salas de aula do Ensino Médio. Nesse sentido apresentaremos alguns resultados quantitativos e qualitativos, obtidos através de questionamentos direcionados ao público alvo da pesquisa (alunos do ensino médio) que estiveram presentes em pelo menos uma exposição do projeto Ciência e Arte na Feira. Vinculado ao CNPq e a Universidade Estadual da Paraíba “O Projeto Ciência e Arte na Feira”, através dos componentes do grupo de difusão e popularização tem se empenhado no desenvolvimento de atividades de popularização e difusão da ciência dentro do contexto da educação não formal. A proposta deste trabalho é discutir o ele de influência entre a realização de tais atividades e as atividades realizadas em meio aos espaços formais de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, ENSINO DE FÍSICA, EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_315.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THSS"
    "autor_email" => "thsspoeta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1747
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 39
    "inscrito_id" => 315
    "titulo" => "A CONTRIBUIÇÃO DE ATIVIDADES DE DIFUSÃO E POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS PARA O ENSINO DE FÍSICA: UM ESTUDO DE CASO"
    "resumo" => "O presente trabalho discute as possíveis contribuições de atividades de popularização da ciência para o desenvolvimento do processo de Ensino-aprendizagem da Física no Ensino Médio, relacionando a realização de atividades inseridas nesses moldes, não só a uma melhor visualização dos conceitos e aplicabilidades da Física por parte dos alunos, como também ao reflexo desse fato em meio aos espaços formais das salas de aula do Ensino Médio. Nesse sentido apresentaremos alguns resultados quantitativos e qualitativos, obtidos através de questionamentos direcionados ao público alvo da pesquisa (alunos do ensino médio) que estiveram presentes em pelo menos uma exposição do projeto Ciência e Arte na Feira. Vinculado ao CNPq e a Universidade Estadual da Paraíba “O Projeto Ciência e Arte na Feira”, através dos componentes do grupo de difusão e popularização tem se empenhado no desenvolvimento de atividades de popularização e difusão da ciência dentro do contexto da educação não formal. A proposta deste trabalho é discutir o ele de influência entre a realização de tais atividades e as atividades realizadas em meio aos espaços formais de ensino."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "POPULARIZAÇÃO DA CIÊNCIA, ENSINO DE FÍSICA, EDUCAÇÃO FORMAL E NÃO-FORMAL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_315.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "THIAGO DA SILVA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "THSS"
    "autor_email" => "thsspoeta@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2012

Resumo

O presente trabalho discute as possíveis contribuições de atividades de popularização da ciência para o desenvolvimento do processo de Ensino-aprendizagem da Física no Ensino Médio, relacionando a realização de atividades inseridas nesses moldes, não só a uma melhor visualização dos conceitos e aplicabilidades da Física por parte dos alunos, como também ao reflexo desse fato em meio aos espaços formais das salas de aula do Ensino Médio. Nesse sentido apresentaremos alguns resultados quantitativos e qualitativos, obtidos através de questionamentos direcionados ao público alvo da pesquisa (alunos do ensino médio) que estiveram presentes em pelo menos uma exposição do projeto Ciência e Arte na Feira. Vinculado ao CNPq e a Universidade Estadual da Paraíba “O Projeto Ciência e Arte na Feira”, através dos componentes do grupo de difusão e popularização tem se empenhado no desenvolvimento de atividades de popularização e difusão da ciência dentro do contexto da educação não formal. A proposta deste trabalho é discutir o ele de influência entre a realização de tais atividades e as atividades realizadas em meio aos espaços formais de ensino.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.