Artigo Anais II WIASB

ANAIS de Evento

ISSN: 2319-0248

CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ÁGUA NO SERTÃO DO PAJEÚ PERNAMBUCANO POR MEIO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

Palavra-chaves: CARTILHA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO Pôster (PO) Preservação do meio ambiente no semiárido
"2015-11-24 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17255
    "edicao_id" => 39
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 793
    "titulo" => "CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ÁGUA NO SERTÃO DO PAJEÚ PERNAMBUCANO POR MEIO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A cartilha se apresenta como um manual e como uma ferramenta didático-pedagógica de como utilizar a água de maneira sustentável. Primeiramente mostra os dados estatísticos de onde encontramos a água disponível para o consumo, como acontece o ciclo hidrológico no meio ambiente, a disponibilidade de água no corpo humano e como é realizado o tratamento da água para o consumo humano. Em sequência, são dadas dicas conscientes de algumas ações simples que podem reduzir drasticamente o desperdício de água. Assim, ao longo dos temas de leitura pode-se verificar passagens de sensibilização e conscientização para que o leitor possa perceber e refletir sobre suas ações no dia a dia a fim de provocar transformações de alguns de seus valores e que este seja um multiplicados para a educação ambiental com relação a preservação dos corpos hídricos e minimização do desperdício da água no Sertão do Pajeú Pernambucano. Além disso, são revelados órgãos federais e estaduais que regulamentam, controlam e tratam os corpos hídricos, contribuindo para a expansão de informações que, muitas vezes, não são passadas para os alunos e para a sociedade que fazem uso dessa água. No final da cartilha, são mostrados um cartaz do Dia Mundial da Água, músicas e poemas, uma conversa de uma professora com alunos do jardim B e uma campanha do combate a dengue o que promove a transposição mais didática aproximando a realidade dos alunos ao tema vivenciado. Enfim, a Cartilha intitulada “Educação Ambiental: Uma Ferramenta para a Sensibilização e gestão da água” conta com uma linguagem acessível e ilustrações que prende a atenção do leitor e motiva-o a “Pensar Global e Agir Local” a fim de estimular para um desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino. As dificuldades surgem quando a maioria dos colaboradores, equivocadamente, pesam que o tema sustentabilidade trata-se apenas do meio ambiente como variável ecológica. Assim, necessitam do esclarecimento que a sustentabilidade parte dos valores assim como envolvem as variáveis ecológicas, políticas, econômicas, sociais e culturais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Preservação do meio ambiente no semiárido"
    "palavra_chave" => "CARTILHA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV044_MD4_SA4_ID793_10102015235024.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:50:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CELESTE NOGUEIRA VITORINO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "CELESTE"
    "autor_email" => "dan10.morais@gmail.com"
    "autor_ies" => "UAST/UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-wiasb"
    "edicao_nome" => "Anais II WIASB"
    "edicao_evento" => "II Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/wiasb/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a1249064d1_17022020011049.png"
    "edicao_capa" => "5f188101f092e_22072020151009.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-24 23:00:00"
    "publicacao_id" => 14
    "publicacao_nome" => "Revista WIASB"
    "publicacao_codigo" => "2319-0248"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17255
    "edicao_id" => 39
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 793
    "titulo" => "CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE ÁGUA NO SERTÃO DO PAJEÚ PERNAMBUCANO POR MEIO DE UMA FERRAMENTA DIDÁTICO-PEDAGÓGICA"
    "resumo" => "A cartilha se apresenta como um manual e como uma ferramenta didático-pedagógica de como utilizar a água de maneira sustentável. Primeiramente mostra os dados estatísticos de onde encontramos a água disponível para o consumo, como acontece o ciclo hidrológico no meio ambiente, a disponibilidade de água no corpo humano e como é realizado o tratamento da água para o consumo humano. Em sequência, são dadas dicas conscientes de algumas ações simples que podem reduzir drasticamente o desperdício de água. Assim, ao longo dos temas de leitura pode-se verificar passagens de sensibilização e conscientização para que o leitor possa perceber e refletir sobre suas ações no dia a dia a fim de provocar transformações de alguns de seus valores e que este seja um multiplicados para a educação ambiental com relação a preservação dos corpos hídricos e minimização do desperdício da água no Sertão do Pajeú Pernambucano. Além disso, são revelados órgãos federais e estaduais que regulamentam, controlam e tratam os corpos hídricos, contribuindo para a expansão de informações que, muitas vezes, não são passadas para os alunos e para a sociedade que fazem uso dessa água. No final da cartilha, são mostrados um cartaz do Dia Mundial da Água, músicas e poemas, uma conversa de uma professora com alunos do jardim B e uma campanha do combate a dengue o que promove a transposição mais didática aproximando a realidade dos alunos ao tema vivenciado. Enfim, a Cartilha intitulada “Educação Ambiental: Uma Ferramenta para a Sensibilização e gestão da água” conta com uma linguagem acessível e ilustrações que prende a atenção do leitor e motiva-o a “Pensar Global e Agir Local” a fim de estimular para um desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino. As dificuldades surgem quando a maioria dos colaboradores, equivocadamente, pesam que o tema sustentabilidade trata-se apenas do meio ambiente como variável ecológica. Assim, necessitam do esclarecimento que a sustentabilidade parte dos valores assim como envolvem as variáveis ecológicas, políticas, econômicas, sociais e culturais."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Preservação do meio ambiente no semiárido"
    "palavra_chave" => "CARTILHA, EDUCAÇÃO AMBIENTAL, CONSCIENTIZAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV044_MD4_SA4_ID793_10102015235024.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:50:09"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MARIA CELESTE NOGUEIRA VITORINO GOMES"
    "autor_nome_curto" => "CELESTE"
    "autor_email" => "dan10.morais@gmail.com"
    "autor_ies" => "UAST/UFRPE"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-wiasb"
    "edicao_nome" => "Anais II WIASB"
    "edicao_evento" => "II Workshop Internacional sobre Água no Semiárido Brasileiro"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/wiasb/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a1249064d1_17022020011049.png"
    "edicao_capa" => "5f188101f092e_22072020151009.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-11-24 23:00:00"
    "publicacao_id" => 14
    "publicacao_nome" => "Revista WIASB"
    "publicacao_codigo" => "2319-0248"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de novembro de 2015

Resumo

A cartilha se apresenta como um manual e como uma ferramenta didático-pedagógica de como utilizar a água de maneira sustentável. Primeiramente mostra os dados estatísticos de onde encontramos a água disponível para o consumo, como acontece o ciclo hidrológico no meio ambiente, a disponibilidade de água no corpo humano e como é realizado o tratamento da água para o consumo humano. Em sequência, são dadas dicas conscientes de algumas ações simples que podem reduzir drasticamente o desperdício de água. Assim, ao longo dos temas de leitura pode-se verificar passagens de sensibilização e conscientização para que o leitor possa perceber e refletir sobre suas ações no dia a dia a fim de provocar transformações de alguns de seus valores e que este seja um multiplicados para a educação ambiental com relação a preservação dos corpos hídricos e minimização do desperdício da água no Sertão do Pajeú Pernambucano. Além disso, são revelados órgãos federais e estaduais que regulamentam, controlam e tratam os corpos hídricos, contribuindo para a expansão de informações que, muitas vezes, não são passadas para os alunos e para a sociedade que fazem uso dessa água. No final da cartilha, são mostrados um cartaz do Dia Mundial da Água, músicas e poemas, uma conversa de uma professora com alunos do jardim B e uma campanha do combate a dengue o que promove a transposição mais didática aproximando a realidade dos alunos ao tema vivenciado. Enfim, a Cartilha intitulada “Educação Ambiental: Uma Ferramenta para a Sensibilização e gestão da água” conta com uma linguagem acessível e ilustrações que prende a atenção do leitor e motiva-o a “Pensar Global e Agir Local” a fim de estimular para um desenvolvimento sustentável no semiárido nordestino. As dificuldades surgem quando a maioria dos colaboradores, equivocadamente, pesam que o tema sustentabilidade trata-se apenas do meio ambiente como variável ecológica. Assim, necessitam do esclarecimento que a sustentabilidade parte dos valores assim como envolvem as variáveis ecológicas, políticas, econômicas, sociais e culturais.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.