Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

“HISTÓRIA CONTA CIÊNCIAS”: ENFOQUE AMBIENTAL NA INTERDISCIPLINARIDADE ENTRE CIÊNCIAS E HISTÓRIA

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A interdisciplinaridade começou a ser implementada no Brasil a partir da LDB No 5.692/71. Desde então, a presença dessa nova modalidade de ensino vem sendo discutida e se faz mais presente no discurso dos docentes em geral, mas infelizmente ainda temos uma grande dificuldade de torná-la prática e viável. Somando isso a uma tendência de um ensino puramente teórico e pautado em fixação de conteúdos, percebe-se uma deficiência da utilização de aulas de campo e a interdisciplinaridade do que é visto dentro e fora de sala de aula. No intuito de resolver essas problemáticas, esse trabalho foi elaborado a partir de uma aula de campo ao Barco Escola Chama-Maré, um projeto do Governo do Estado que promove uma atividade que ocorre a bordo de uma embarcação, com turmas de ensino fundamental da Escola Estadual Professor Antônio Fagundes. A partir dos desdobramentos dessa aula, realizamos uma atividade integrativa intitulada “História conta ciências” ocorrida na biblioteca da escola e que teve como objetivos desenvolver a consciência crítica dos alunos, despertar seu interesse pela preservação ambiental, além de integrar o conhecimento através da história, ciências naturais, químicas e físicas. Nesse intuito, a sequência de atividades abordou no primeiro momento a história dos locais visitados durante o percurso da aula de campo por meio de registros fotográficos datados das décadas de 60 e 70, evidenciando os processos de urbanização, desmatamento e poluição sofridos nesses locais bem como suas implicações na atualidade. No segundo momento foram feitos experimentos que coadunavam com o conteúdo abordado no início, tornando assim o processo de ensino-aprendizagem integrado e interdisciplinar. Por meio de atividades lúdicas e relatos acerca dos experimentos, os alunos demonstraram ter aprendido o conteúdo, visto que essa atividade propiciou a integração das disciplinas assim como a utilização de espaços não formais de ensino no ambiente escolar.

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