VISÃO DOS EDUCANDOS, QUANTO FERRAMENTA METODOLÓGICA AULA DE CAMPO
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 17113 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2435 "inscrito_id" => 423 "titulo" => "VISÃO DOS EDUCANDOS, QUANTO FERRAMENTA METODOLÓGICA AULA DE CAMPO" "resumo" => "Buscamos assim neste trabalho apresentar a ferramenta metodológica “Aula de campo” como uma estratégia de melhoramento para busca da construção do conhecimento, sobre a visão dos alunos. Com a perspectiva de que aulas de campo, são estratégias de ensino originadas com problematização e contextualização dos conteúdos. A pesquisa aconteceu a partir do planejamento de uma aula de campo, na praia de Porto de Galinhas no litoral sul de Pernambuco, com o propósito de contextualizar os conteúdos já vistos em sala de aula sobre zoologia (Cnidarios e Poriferas) e ecologia. Foi desenvolvida para alunos dos 7º ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio, de uma escola da rede privada no município da cidade de Olinda em Pernambuco, totalizando 45 alunos. A ferramenta metodológica Aula de Campo foi sim significativa para os alunos, num contexto de contribuição para construção e aprimoramento do conteúdo curricular abordado em sala de aula, além de contemplar para o alunado uma leitura mais real no contexto do ambiente estudado. A ferramenta Aula de Campo foi identificada pelos educandos como um momento prazeroso e rico para aprender, lhes foi proporcionado aprendizados mais relevantes que os vistos em sala de aula. Para os educandos o momento sair da escola contribui sim para que eles aprendam." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULA DE CAMPO, VISÃO DOS ALUNOS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID423_09092015103856.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIVANIA DIONISIO ROQUE" "autor_nome_curto" => "GIVANIA ROQUE" "autor_email" => "givaniaroque@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNESO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 17113 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2435 "inscrito_id" => 423 "titulo" => "VISÃO DOS EDUCANDOS, QUANTO FERRAMENTA METODOLÓGICA AULA DE CAMPO" "resumo" => "Buscamos assim neste trabalho apresentar a ferramenta metodológica “Aula de campo” como uma estratégia de melhoramento para busca da construção do conhecimento, sobre a visão dos alunos. Com a perspectiva de que aulas de campo, são estratégias de ensino originadas com problematização e contextualização dos conteúdos. A pesquisa aconteceu a partir do planejamento de uma aula de campo, na praia de Porto de Galinhas no litoral sul de Pernambuco, com o propósito de contextualizar os conteúdos já vistos em sala de aula sobre zoologia (Cnidarios e Poriferas) e ecologia. Foi desenvolvida para alunos dos 7º ano do ensino fundamental e 2º ano do ensino médio, de uma escola da rede privada no município da cidade de Olinda em Pernambuco, totalizando 45 alunos. A ferramenta metodológica Aula de Campo foi sim significativa para os alunos, num contexto de contribuição para construção e aprimoramento do conteúdo curricular abordado em sala de aula, além de contemplar para o alunado uma leitura mais real no contexto do ambiente estudado. A ferramenta Aula de Campo foi identificada pelos educandos como um momento prazeroso e rico para aprender, lhes foi proporcionado aprendizados mais relevantes que os vistos em sala de aula. Para os educandos o momento sair da escola contribui sim para que eles aprendam." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Ensino de Ciências" "palavra_chave" => "AULA DE CAMPO, VISÃO DOS ALUNOS, APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA18_ID423_09092015103856.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "GIVANIA DIONISIO ROQUE" "autor_nome_curto" => "GIVANIA ROQUE" "autor_email" => "givaniaroque@hotmail.com" "autor_ies" => "FUNESO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }