Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MARIA JOSÉ DE MEDEIROS, PASSIRA – PE.

Palavra-chaves: RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, ZOOLOGIA Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Ensino de Ciências
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 17087
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 713
    "inscrito_id" => 1029
    "titulo" => "USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MARIA JOSÉ DE MEDEIROS, PASSIRA – PE."
    "resumo" => "A utilização de recursos didáticos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem no ensino de ciências é extremamente importante para que o aluno possa assimilar o conteúdo trabalhado, desenvolvendo sua criatividade, coordenação motora e habilidade ao manusear objetos diversos que poderão ser usados pelo professor na aplicação de suas aulas. O Programa Integrado Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEX), realiza ações pedagógicas do ensino de ciências em escolas de zona rural no município de Passira do estado de Pernambuco. Na Escola Municipal Maria José de Medeiros (EMMJM) foi utilizado réplicas didáticas, animais empalhados e animais conservados em álcool, no conteúdo de zoologia no ensino de ciências para os alunos do 5º ANO B, onde a aula consistia em quatro momentos. No primeiro momento, consistia de uma aula teórico-prática dialogada e interativa com os alunos, havendo uma sondagem dos seus conhecimentos prévios. O segundo momento, houve separação dos materiais em duas bancadas de acordo com sua classificação e divisão dos alunos em grupos. No terceiro momento, houve observação, manuseio e análise dos animais das bancadas por cada grupo de alunos, analisando-os de acordo com as características de cada animal. O último momento ocorreu questionamentos e os alunos relacionaram suas características aparentes com seus hábitos de vida. Verificou-se que a utilização de recursos didáticos em que os alunos puderam manusear fez com que eles se envolvessem em todo o decorrer da aula, instigando-os a buscarem novas informações sobre o conteúdo, aumentando assim seu conhecimento sobre o assunto abordado em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, ZOOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID1029_16082015132417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA BARBOZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA BARBOZA"
    "autor_email" => "andrezabarbozasilva@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 17087
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 713
    "inscrito_id" => 1029
    "titulo" => "USO DE RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO DE CIÊNCIAS NA ESCOLA MARIA JOSÉ DE MEDEIROS, PASSIRA – PE."
    "resumo" => "A utilização de recursos didáticos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem no ensino de ciências é extremamente importante para que o aluno possa assimilar o conteúdo trabalhado, desenvolvendo sua criatividade, coordenação motora e habilidade ao manusear objetos diversos que poderão ser usados pelo professor na aplicação de suas aulas. O Programa Integrado Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEX), realiza ações pedagógicas do ensino de ciências em escolas de zona rural no município de Passira do estado de Pernambuco. Na Escola Municipal Maria José de Medeiros (EMMJM) foi utilizado réplicas didáticas, animais empalhados e animais conservados em álcool, no conteúdo de zoologia no ensino de ciências para os alunos do 5º ANO B, onde a aula consistia em quatro momentos. No primeiro momento, consistia de uma aula teórico-prática dialogada e interativa com os alunos, havendo uma sondagem dos seus conhecimentos prévios. O segundo momento, houve separação dos materiais em duas bancadas de acordo com sua classificação e divisão dos alunos em grupos. No terceiro momento, houve observação, manuseio e análise dos animais das bancadas por cada grupo de alunos, analisando-os de acordo com as características de cada animal. O último momento ocorreu questionamentos e os alunos relacionaram suas características aparentes com seus hábitos de vida. Verificou-se que a utilização de recursos didáticos em que os alunos puderam manusear fez com que eles se envolvessem em todo o decorrer da aula, instigando-os a buscarem novas informações sobre o conteúdo, aumentando assim seu conhecimento sobre o assunto abordado em sala de aula."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "RECURSOS DIDÁTICOS, ENSINO DE CIÊNCIAS, ZOOLOGIA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA18_ID1029_16082015132417.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANDREZA BARBOZA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "ANDREZA BARBOZA"
    "autor_email" => "andrezabarbozasilva@hotma"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A utilização de recursos didáticos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem no ensino de ciências é extremamente importante para que o aluno possa assimilar o conteúdo trabalhado, desenvolvendo sua criatividade, coordenação motora e habilidade ao manusear objetos diversos que poderão ser usados pelo professor na aplicação de suas aulas. O Programa Integrado Pesquisa, Ensino e Extensão (PIPEX), realiza ações pedagógicas do ensino de ciências em escolas de zona rural no município de Passira do estado de Pernambuco. Na Escola Municipal Maria José de Medeiros (EMMJM) foi utilizado réplicas didáticas, animais empalhados e animais conservados em álcool, no conteúdo de zoologia no ensino de ciências para os alunos do 5º ANO B, onde a aula consistia em quatro momentos. No primeiro momento, consistia de uma aula teórico-prática dialogada e interativa com os alunos, havendo uma sondagem dos seus conhecimentos prévios. O segundo momento, houve separação dos materiais em duas bancadas de acordo com sua classificação e divisão dos alunos em grupos. No terceiro momento, houve observação, manuseio e análise dos animais das bancadas por cada grupo de alunos, analisando-os de acordo com as características de cada animal. O último momento ocorreu questionamentos e os alunos relacionaram suas características aparentes com seus hábitos de vida. Verificou-se que a utilização de recursos didáticos em que os alunos puderam manusear fez com que eles se envolvessem em todo o decorrer da aula, instigando-os a buscarem novas informações sobre o conteúdo, aumentando assim seu conhecimento sobre o assunto abordado em sala de aula.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.