Artigo Anais I ENECT / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0050

ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO PARA A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUIMICA NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: LIVRO DIDATICO, AVALIAÇAO, ENSINO DE QUIMICA Pôster (PO) Tecnologias Educativas
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1700
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 234
    "inscrito_id" => 505
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO PARA A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUIMICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino de Química é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e necessita de um livrodidático de qualidade. Este trabalho analisa os critérios para selecionar o melhor livro didático deQuímica para o ensino médio, para uma melhor formação do conhecimento diante do cotidiano.Tendo como base as normas do Ministério e Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais.Foram aplicados questionários para discentes e docentes da disciplina de Química em 9,6% dasescolas estaduais da cidade de Campina Grande, percebeu-se que 67% dos docentes entrevistadostrazem consigo a necessidade de adoção e expõem seus critérios para a escolha do livro tendo emvista que há uma enorme interferência da parte das escolas durante a escolha. Podendo-se notar umdescaso quanto à escolha do livro didático de qualidade para que se tenha um excelente desempenhodo conteúdo abordado, como também para o desenvolvimento do discente em sala aula. Na realidadeos livros adotados não trazem clareza e objetividade em seus conteúdos, o qual quase queexclusivamente é escolhido não pelo conteúdo e sim pela facilidade de obtenção do livro seja emcusteio ou acordo entre professor e editora dados informados em pesquisa. Concluiu-se com essapesquisa que esse processo de adoção precisa ser feito de forma mais elaborada, pois se espera queos professores tenham uma análise crítica e consciente quanto á escolha do livro didático para queseja coerente com os objetivos educacionais e que propicie condições para formação de cidadãoscríticos.PALAVRAS CHAVE: livro didático, avaliação, ensino de química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Tecnologias Educativas"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDATICO, AVALIAÇAO, ENSINO DE QUIMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_505.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIENE MARIA MACHADO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCY MACHADO"
    "autor_email" => "luci_enebarbosasilva@hotm"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1700
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 234
    "inscrito_id" => 505
    "titulo" => "ESTUDO SOBRE A AVALIAÇÃO PARA A ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO DE QUIMICA NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "O ensino de Química é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e necessita de um livrodidático de qualidade. Este trabalho analisa os critérios para selecionar o melhor livro didático deQuímica para o ensino médio, para uma melhor formação do conhecimento diante do cotidiano.Tendo como base as normas do Ministério e Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais.Foram aplicados questionários para discentes e docentes da disciplina de Química em 9,6% dasescolas estaduais da cidade de Campina Grande, percebeu-se que 67% dos docentes entrevistadostrazem consigo a necessidade de adoção e expõem seus critérios para a escolha do livro tendo emvista que há uma enorme interferência da parte das escolas durante a escolha. Podendo-se notar umdescaso quanto à escolha do livro didático de qualidade para que se tenha um excelente desempenhodo conteúdo abordado, como também para o desenvolvimento do discente em sala aula. Na realidadeos livros adotados não trazem clareza e objetividade em seus conteúdos, o qual quase queexclusivamente é escolhido não pelo conteúdo e sim pela facilidade de obtenção do livro seja emcusteio ou acordo entre professor e editora dados informados em pesquisa. Concluiu-se com essapesquisa que esse processo de adoção precisa ser feito de forma mais elaborada, pois se espera queos professores tenham uma análise crítica e consciente quanto á escolha do livro didático para queseja coerente com os objetivos educacionais e que propicie condições para formação de cidadãoscríticos.PALAVRAS CHAVE: livro didático, avaliação, ensino de química."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Tecnologias Educativas"
    "palavra_chave" => "LIVRO DIDATICO, AVALIAÇAO, ENSINO DE QUIMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_505.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUCIENE MARIA MACHADO DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "LUCY MACHADO"
    "autor_email" => "luci_enebarbosasilva@hotm"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2012

Resumo

O ensino de Química é fundamental para o desenvolvimento tecnológico e necessita de um livrodidático de qualidade. Este trabalho analisa os critérios para selecionar o melhor livro didático deQuímica para o ensino médio, para uma melhor formação do conhecimento diante do cotidiano.Tendo como base as normas do Ministério e Educação e os Parâmetros Curriculares Nacionais.Foram aplicados questionários para discentes e docentes da disciplina de Química em 9,6% dasescolas estaduais da cidade de Campina Grande, percebeu-se que 67% dos docentes entrevistadostrazem consigo a necessidade de adoção e expõem seus critérios para a escolha do livro tendo emvista que há uma enorme interferência da parte das escolas durante a escolha. Podendo-se notar umdescaso quanto à escolha do livro didático de qualidade para que se tenha um excelente desempenhodo conteúdo abordado, como também para o desenvolvimento do discente em sala aula. Na realidadeos livros adotados não trazem clareza e objetividade em seus conteúdos, o qual quase queexclusivamente é escolhido não pelo conteúdo e sim pela facilidade de obtenção do livro seja emcusteio ou acordo entre professor e editora dados informados em pesquisa. Concluiu-se com essapesquisa que esse processo de adoção precisa ser feito de forma mais elaborada, pois se espera queos professores tenham uma análise crítica e consciente quanto á escolha do livro didático para queseja coerente com os objetivos educacionais e que propicie condições para formação de cidadãoscríticos.PALAVRAS CHAVE: livro didático, avaliação, ensino de química.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.