TABELA PERIÓDICA: O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR NÚMEROS E SÍMBOLOS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16969 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1678 "inscrito_id" => 1194 "titulo" => "TABELA PERIÓDICA: O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR NÚMEROS E SÍMBOLOS" "resumo" => "Os conceitos da disciplina de química são encarados, em sua maioria, como meras definições no ensino médio de forma fragmentada, em que muitas das vezes só potencializa os alunos a memorizar cálculos, nomes e permanecer em repetições árduas ao longo dos estudos desta disciplina tão fascinante, que é a química. Nos dias atuais com tantas “engenhocas” modernas que atraem a atenção dos alunos, fica cada vez mais difícil sensibilizar o interesse dos estudantes para o ensino da química. Assim, o trabalho presente intitulado como TABELA PERIÓDICA: O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR NÚMEROS E SÍMBOLOS, se justifica neste contexto, pois a construção de material didático é definida como um recurso facilitador e incentivador no processo de ensino-aprendizagem, pois vem possibilitar uma maior interação entre os alunos e os conteúdos formais, propiciando uma metodologia de ensino em que os alunos são sujeitos agentes neste processo, podendo assim desmitificar a visão distorcida da disciplina de Química, não mais a associando a fórmulas, desastres ambientais e como causadora de todos os males, e sim, como um instrumento de solução para diversos problemas expostos pela humanidade. Buscou-se a partir dessa atividade ressaltar a presença da Química em todos os acontecimentos importantes e positivos do cotidiano dos alunos. O objetivo dessa pesquisa é sensibilizar o aluno para o aprendizado do conteúdo de química, a partir da construção de uma Tabela Periódica “grande” em grupo, assim como criar uma relação dos elementos químicos com as substâncias do cotidiano, despertando a criatividade e integração dos estudantes no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Popularização da Ciência" "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, QUÍMICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA13_ID1194_08092015000650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIVAN ALVES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "IRIVAN RODRIGUES" "autor_email" => "irivan2008@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16969 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1678 "inscrito_id" => 1194 "titulo" => "TABELA PERIÓDICA: O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR NÚMEROS E SÍMBOLOS" "resumo" => "Os conceitos da disciplina de química são encarados, em sua maioria, como meras definições no ensino médio de forma fragmentada, em que muitas das vezes só potencializa os alunos a memorizar cálculos, nomes e permanecer em repetições árduas ao longo dos estudos desta disciplina tão fascinante, que é a química. Nos dias atuais com tantas “engenhocas” modernas que atraem a atenção dos alunos, fica cada vez mais difícil sensibilizar o interesse dos estudantes para o ensino da química. Assim, o trabalho presente intitulado como TABELA PERIÓDICA: O CONHECIMENTO CONSTRUÍDO POR NÚMEROS E SÍMBOLOS, se justifica neste contexto, pois a construção de material didático é definida como um recurso facilitador e incentivador no processo de ensino-aprendizagem, pois vem possibilitar uma maior interação entre os alunos e os conteúdos formais, propiciando uma metodologia de ensino em que os alunos são sujeitos agentes neste processo, podendo assim desmitificar a visão distorcida da disciplina de Química, não mais a associando a fórmulas, desastres ambientais e como causadora de todos os males, e sim, como um instrumento de solução para diversos problemas expostos pela humanidade. Buscou-se a partir dessa atividade ressaltar a presença da Química em todos os acontecimentos importantes e positivos do cotidiano dos alunos. O objetivo dessa pesquisa é sensibilizar o aluno para o aprendizado do conteúdo de química, a partir da construção de uma Tabela Periódica “grande” em grupo, assim como criar uma relação dos elementos químicos com as substâncias do cotidiano, despertando a criatividade e integração dos estudantes no ambiente escolar." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Popularização da Ciência" "palavra_chave" => "TABELA PERIÓDICA, QUÍMICA, APRENDIZAGEM" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA13_ID1194_08092015000650.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:02" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07" "ativo" => 1 "autor_nome" => "IRIVAN ALVES RODRIGUES" "autor_nome_curto" => "IRIVAN RODRIGUES" "autor_email" => "irivan2008@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }