Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: SENSIBILIZANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Palavra-chaves: MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO Pôster (PO) / Poster Submission Educação Ambiental
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 16964
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2466
    "inscrito_id" => 6347
    "titulo" => "SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: SENSIBILIZANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Diante da gravidade dos problemas ambientais, faz-se necessário que este tema seja discutido cada vez mais, até que todos tenham noção da sua responsabilidade nessa questão. Com isso o presente trabalho teve como objetivo promover uma intervenção sobre sustentabilidade e preservação ambiental na 5ª série (sexto ano) do ensino fundamental da escola Araci Lustosa, Rua Dr. Raimundo Santos, Bairro Centro, Bom Jesus – PI. Para realização do trabalho foi aplicado um questionário diagnóstico sobre sustentabilidade e meio ambiente. Em seguida foi ministrada uma palestra “sustentabilidade e ações no meio ambiente”. Após a palestra aplicou-se um jogo da memória sobre o mesmo tema, a turma foi dividia em quatro grupos, sendo que cada grupo recebeu um exemplar do jogo. Tanto na palestra como no jogo foram abordadas as ações que podem prejudicar e preservar o meio ambiente e o conceito de sustentabilidade. Para finalizar foi aplicado um segundo questionário com algumas perguntas iguais às do questionário anterior para saber as contribuições da palestra e do jogo em relação ao conhecimento dos alunos referente ao tema proposto. Pode-se observar durante a palestra que os alunos se interessam pelo tema, pois os mesmos faziam questionamentos e demonstravam curiosidade, quanto ao jogo observou-se a interação entre os grupos, e o aumento significativo do interesse dos alunos, confirmando que o lúdico realmente contribui para o aprendizado. Comparando as respostas do questionário diagnóstico com as do segundo questionário, constatou-se uma melhoria nas respostas no segundo questionário. Contudo, conclui-se que o objetivo do trabalho foi alcançado com êxito."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID6347_09092015113825.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA RODRIGUES CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA RODRIGUES"
    "autor_email" => "palomarodrigues21@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 16964
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2466
    "inscrito_id" => 6347
    "titulo" => "SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL: SENSIBILIZANDO ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL"
    "resumo" => "Diante da gravidade dos problemas ambientais, faz-se necessário que este tema seja discutido cada vez mais, até que todos tenham noção da sua responsabilidade nessa questão. Com isso o presente trabalho teve como objetivo promover uma intervenção sobre sustentabilidade e preservação ambiental na 5ª série (sexto ano) do ensino fundamental da escola Araci Lustosa, Rua Dr. Raimundo Santos, Bairro Centro, Bom Jesus – PI. Para realização do trabalho foi aplicado um questionário diagnóstico sobre sustentabilidade e meio ambiente. Em seguida foi ministrada uma palestra “sustentabilidade e ações no meio ambiente”. Após a palestra aplicou-se um jogo da memória sobre o mesmo tema, a turma foi dividia em quatro grupos, sendo que cada grupo recebeu um exemplar do jogo. Tanto na palestra como no jogo foram abordadas as ações que podem prejudicar e preservar o meio ambiente e o conceito de sustentabilidade. Para finalizar foi aplicado um segundo questionário com algumas perguntas iguais às do questionário anterior para saber as contribuições da palestra e do jogo em relação ao conhecimento dos alunos referente ao tema proposto. Pode-se observar durante a palestra que os alunos se interessam pelo tema, pois os mesmos faziam questionamentos e demonstravam curiosidade, quanto ao jogo observou-se a interação entre os grupos, e o aumento significativo do interesse dos alunos, confirmando que o lúdico realmente contribui para o aprendizado. Comparando as respostas do questionário diagnóstico com as do segundo questionário, constatou-se uma melhoria nas respostas no segundo questionário. Contudo, conclui-se que o objetivo do trabalho foi alcançado com êxito."
    "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission"
    "area_tematica" => "Educação Ambiental"
    "palavra_chave" => "MEIO AMBIENTE, SUSTENTABILIDADE, EDUCAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA10_ID6347_09092015113825.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:02"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:07"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PALOMA RODRIGUES CUNHA"
    "autor_nome_curto" => "PALOMA RODRIGUES"
    "autor_email" => "palomarodrigues21@hotmail"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL PIAUÍ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Diante da gravidade dos problemas ambientais, faz-se necessário que este tema seja discutido cada vez mais, até que todos tenham noção da sua responsabilidade nessa questão. Com isso o presente trabalho teve como objetivo promover uma intervenção sobre sustentabilidade e preservação ambiental na 5ª série (sexto ano) do ensino fundamental da escola Araci Lustosa, Rua Dr. Raimundo Santos, Bairro Centro, Bom Jesus – PI. Para realização do trabalho foi aplicado um questionário diagnóstico sobre sustentabilidade e meio ambiente. Em seguida foi ministrada uma palestra “sustentabilidade e ações no meio ambiente”. Após a palestra aplicou-se um jogo da memória sobre o mesmo tema, a turma foi dividia em quatro grupos, sendo que cada grupo recebeu um exemplar do jogo. Tanto na palestra como no jogo foram abordadas as ações que podem prejudicar e preservar o meio ambiente e o conceito de sustentabilidade. Para finalizar foi aplicado um segundo questionário com algumas perguntas iguais às do questionário anterior para saber as contribuições da palestra e do jogo em relação ao conhecimento dos alunos referente ao tema proposto. Pode-se observar durante a palestra que os alunos se interessam pelo tema, pois os mesmos faziam questionamentos e demonstravam curiosidade, quanto ao jogo observou-se a interação entre os grupos, e o aumento significativo do interesse dos alunos, confirmando que o lúdico realmente contribui para o aprendizado. Comparando as respostas do questionário diagnóstico com as do segundo questionário, constatou-se uma melhoria nas respostas no segundo questionário. Contudo, conclui-se que o objetivo do trabalho foi alcançado com êxito.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.