Artigo Anais I ENECT / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0050

O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: RECURSOS LÚDICOS PARA GARANTIR UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO

Palavra-chaves: ATIVIDADE LÚDICA, JOGOS, ENSINO DE QUÍMICA Comunicação Oral (CO) Ensino de Química
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1681
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: RECURSOS LÚDICOS PARA GARANTIR UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO"
    "resumo" => "A educação brasileira apresenta um histórico de altos e baixos, com momentos que revelam o quão necessário se faz a apresentação de novas propostas pedagógicas. Dados da UNESCO revelam que a educação no Brasil está abaixo dos níveis internacionais. Universidades, pesquisadores e professores estão desenvolvendo materiais didáticos capazes de elevar o patamar do processo de ensino no país. Dentre os recursos didáticos o jogo didático se destaca por apresentar um diferencial, frente as já conhecidas e utilizadas tecnologias voltadas para o Ensino de Química, pois os jogos são elementos que permitem o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em equipe. Os aspectos lúdicos e cognitivos presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos favorecendo a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e o professor. A função educativa do jogo é facilmente observada durante sua aplicação visto que o mesmo favorece a aquisição de conhecimentos de forma alegre e prazerosa. Este material pode ser utilizado tanto para revisão de conceitos como para discussão inicial sobre a temática, possibilitando o esclarecimento e subseqüentemente o estímulo a adoção dos jogos de forma a contribuir para o crescimento educacional do nosso país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE LÚDICA, JOGOS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_368.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINE ROSÁRIO MORAIS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KALINE MORAIS"
    "autor_email" => "tkmoraisferreira@hotmail."
    "autor_ies" => "UFCG/ UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1681
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 22
    "inscrito_id" => 368
    "titulo" => "O USO DE JOGOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE QUÍMICA: RECURSOS LÚDICOS PARA GARANTIR UM MELHOR DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO"
    "resumo" => "A educação brasileira apresenta um histórico de altos e baixos, com momentos que revelam o quão necessário se faz a apresentação de novas propostas pedagógicas. Dados da UNESCO revelam que a educação no Brasil está abaixo dos níveis internacionais. Universidades, pesquisadores e professores estão desenvolvendo materiais didáticos capazes de elevar o patamar do processo de ensino no país. Dentre os recursos didáticos o jogo didático se destaca por apresentar um diferencial, frente as já conhecidas e utilizadas tecnologias voltadas para o Ensino de Química, pois os jogos são elementos que permitem o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em equipe. Os aspectos lúdicos e cognitivos presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos favorecendo a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e o professor. A função educativa do jogo é facilmente observada durante sua aplicação visto que o mesmo favorece a aquisição de conhecimentos de forma alegre e prazerosa. Este material pode ser utilizado tanto para revisão de conceitos como para discussão inicial sobre a temática, possibilitando o esclarecimento e subseqüentemente o estímulo a adoção dos jogos de forma a contribuir para o crescimento educacional do nosso país."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Química"
    "palavra_chave" => "ATIVIDADE LÚDICA, JOGOS, ENSINO DE QUÍMICA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Poster_368.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "KALINE ROSÁRIO MORAIS FERREIRA"
    "autor_nome_curto" => "KALINE MORAIS"
    "autor_email" => "tkmoraisferreira@hotmail."
    "autor_ies" => "UFCG/ UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2012

Resumo

A educação brasileira apresenta um histórico de altos e baixos, com momentos que revelam o quão necessário se faz a apresentação de novas propostas pedagógicas. Dados da UNESCO revelam que a educação no Brasil está abaixo dos níveis internacionais. Universidades, pesquisadores e professores estão desenvolvendo materiais didáticos capazes de elevar o patamar do processo de ensino no país. Dentre os recursos didáticos o jogo didático se destaca por apresentar um diferencial, frente as já conhecidas e utilizadas tecnologias voltadas para o Ensino de Química, pois os jogos são elementos que permitem o desenvolvimento de competências no âmbito da comunicação, das relações interpessoais, da liderança e do trabalho em equipe. Os aspectos lúdicos e cognitivos presentes no jogo são importantes estratégias para o ensino e a aprendizagem de conceitos favorecendo a motivação, o raciocínio, a argumentação e a interação entre os alunos e o professor. A função educativa do jogo é facilmente observada durante sua aplicação visto que o mesmo favorece a aquisição de conhecimentos de forma alegre e prazerosa. Este material pode ser utilizado tanto para revisão de conceitos como para discussão inicial sobre a temática, possibilitando o esclarecimento e subseqüentemente o estímulo a adoção dos jogos de forma a contribuir para o crescimento educacional do nosso país.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Fernando Antonio Neves de Araujo

    Parabéns, você sempre foi muito inteligente e estou orgulhoso de você

    31/12/2020 20:42:20

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.