Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

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OLHARES DOCENTES SOBRE A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UM ESTUDO DE CASO NA ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SENADOR HUMBERTO LUCENA EM CAMPINA GRANDE – PB

Palavra-chaves: RACISMO, EDUCAÇÃO BÁSICA, ESTUDO DE CASO. Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação e Relações Etnico-Raciais

Resumo

Este artigo resulta de um estudo de caso realizado na Escola Estadual de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena, no município de Campina Grande-PB. Objetivamos discutir as percepções dos docentes da Educação de Jovens e Adultos acerca da educação para as relações étnico-raciais. Metodologicamente nos balizamos na história oral e pesquisa qualitativa e no Estudo de Caso, haja vista os mesmos nos possibilitarem enfocar uma instância, instituição, objetivando retratar sua realidade de forma complexa e profunda por meio de uma análise e interpretação do contexto, para se perceber a multiplicidade de dimensões presentes no objeto, focalizando-o como um todo. Nosso estudo nos permitiu perceber que, ainda nos dias atuais, nossa educação formal apresenta fortes traços advindos do racismo e do sistema de exclusão por ele fomentado, mesmo em espaços educacionais compostos majoritariamente por segmentos sociais pauperizados com expressiva presença de pessoas negras.

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