Artigo Anais I ENECT / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-0050

UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO

Palavra-chaves: SITUAÇÕES PROBLEMA;, EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO MÉDIO Comunicação Oral (CO) Ensino de Física
"2012-11-13 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1643
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 144
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste trabalho será discutido o uso de situações problema como elemento problematizador no ensino médio. Para tanto, foi feito uso de atividades experimentais, optando por aquelas que tivessem maior aproximação com o cotidiano dos alunos, buscando assim, proporcionar um diálogo problematizador em sala de aula. Tivemos como apoio as orientações dos PCNs para Ensino Médio e trabalhos realizados utilizando essa abordagem. Neste propósito, foram utilizadas três situações problemas, abordando conteúdos de mecânica. As atividades foram realizadas em uma turma de 25 alunos, do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande - PB. As intervenções aconteceram durante seis aulas. A abordagem despertou grande interesse nos alunos, levando-os a questionar e construir explicações para as situações apresentadas. No geral, as intervenções foram bem sucedidas, pois foi alcançado a maioria dos objetivos propostos. Os resultados indicam a possibilidade de utilização de situações problemas no ensino médio como uma abordagem diferenciada, o que pode tornar a sala de aula um ambiente atrativo e desafiador para a construção de significados e compreensão de conceitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "SITUAÇÕES PROBLEMA;, EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_144.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIVAL PORDEUS DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "GIVAL PORDEUS"
    "autor_email" => "gival.rock17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1643
    "edicao_id" => 6
    "trabalho_id" => 30
    "inscrito_id" => 144
    "titulo" => "UTILIZAÇÃO DE SITUAÇÕES PROBLEMA EM ATIVIDADES EXPERIMENTAIS NO ENSINO MÉDIO"
    "resumo" => "Neste trabalho será discutido o uso de situações problema como elemento problematizador no ensino médio. Para tanto, foi feito uso de atividades experimentais, optando por aquelas que tivessem maior aproximação com o cotidiano dos alunos, buscando assim, proporcionar um diálogo problematizador em sala de aula. Tivemos como apoio as orientações dos PCNs para Ensino Médio e trabalhos realizados utilizando essa abordagem. Neste propósito, foram utilizadas três situações problemas, abordando conteúdos de mecânica. As atividades foram realizadas em uma turma de 25 alunos, do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande - PB. As intervenções aconteceram durante seis aulas. A abordagem despertou grande interesse nos alunos, levando-os a questionar e construir explicações para as situações apresentadas. No geral, as intervenções foram bem sucedidas, pois foi alcançado a maioria dos objetivos propostos. Os resultados indicam a possibilidade de utilização de situações problemas no ensino médio como uma abordagem diferenciada, o que pode tornar a sala de aula um ambiente atrativo e desafiador para a construção de significados e compreensão de conceitos."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Ensino de Física"
    "palavra_chave" => "SITUAÇÕES PROBLEMA;, EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO MÉDIO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "Comunicacao_144.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:42"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIVAL PORDEUS DA SILVA NETO"
    "autor_nome_curto" => "GIVAL PORDEUS"
    "autor_email" => "gival.rock17@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-i-enect---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais I ENECT / UEPB"
    "edicao_evento" => "Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/enect/2012"
    "edicao_logo" => "5e49bab781047_16022020185711.png"
    "edicao_capa" => "5f18549b4cc06_22072020120043.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-13 23:00:00"
    "publicacao_id" => 6
    "publicacao_nome" => "Anais do Encontro Nacional de Educação, Ciência e Tecnologia UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2317-0050"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 13 de novembro de 2012

Resumo

Neste trabalho será discutido o uso de situações problema como elemento problematizador no ensino médio. Para tanto, foi feito uso de atividades experimentais, optando por aquelas que tivessem maior aproximação com o cotidiano dos alunos, buscando assim, proporcionar um diálogo problematizador em sala de aula. Tivemos como apoio as orientações dos PCNs para Ensino Médio e trabalhos realizados utilizando essa abordagem. Neste propósito, foram utilizadas três situações problemas, abordando conteúdos de mecânica. As atividades foram realizadas em uma turma de 25 alunos, do 1º ano do ensino médio de uma escola pública de Campina Grande - PB. As intervenções aconteceram durante seis aulas. A abordagem despertou grande interesse nos alunos, levando-os a questionar e construir explicações para as situações apresentadas. No geral, as intervenções foram bem sucedidas, pois foi alcançado a maioria dos objetivos propostos. Os resultados indicam a possibilidade de utilização de situações problemas no ensino médio como uma abordagem diferenciada, o que pode tornar a sala de aula um ambiente atrativo e desafiador para a construção de significados e compreensão de conceitos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.