Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

NARRATIVAS AUTOBIOGRÁFICAS E FORMAÇÃO DE ALUNOS-PROFESSORES DE L.I.

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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Por perceber na autobiografia uma abordagem metodológica útil à formação de professores de Língua Inglesa, tomo as “escritas de si”, especificamente os diários de aulas, como expressão dos percursos individuais e coletivos de formação e autoformação dos sujeitos inseridos em um processo reflexivo-crítico que exige autonomia individual e social. Discuto, de forma ampla, os resultados de pesquisa centralizada em relatos autobiográficos, práticas culturais de leitura, produção e socialização das “escritas de si” para o entendimento de que os processos de formação de professores se modelam entre experiências que demarcam as histórias de vida em suas singularidades. Ao tomar as narrativas de alunos-professores como eixos formativos – concluo – aspectos teóricos e metodológicos da abordagem autobiográfica abrem perspectiva para se compreender a docência na interface entre dimensões da memória e lembranças do cotidiano escolar.

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