Artigo Anais IV FIPED

ANAIS de Evento

ISSN: 2316-1086

UMA PESQUISA CRÍTICA SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE “SER PROFESSOR” NA FORMAÇÃO INICIAL

Palavra-chaves: Ser Professor, Formação Inicial, Significado, Sentido Comunicação Oral 02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
"2012-06-27 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 163
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 119
    "titulo" => "UMA PESQUISA CRÍTICA SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE “SER PROFESSOR” NA FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "A experiência como professora nos cursos de formação inicial de professores fez-nos refletir sobre o papel que a formação inicial tem tido na produção dos significados e sentidos acerca de “ser professor”. Frente a isso, surgiu o interesse diante da seguinte questão: quais são os elementos determinantes na produção do significado e sentido de ser professor, presentes no processo da formação inicial nos cursos de professores, especialmente, no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí? Essa questão tem suscitado nosso interesse no sentido de desenvolver uma pesquisa de doutorado com o objetivo de analisar os sentidos e significados sobre “ser professor” produzidos pelos alunos do Curso de Pedagogia tendo como foco a formação inicial e as experiências da prática educativa vivenciadas no estágio extra-curricular. Nesse relato sistematizamos e apresentamos dados iniciais dos estudos de doutoramento, resultados de pesquisas bibliográficas realizadas a partir dos aportes teóricos da Psicologia Sócio Histórica. A pesquisa em curso caracteriza-se como uma pesquisa crítica, fundamentada nos princípios do Materialismo Histórico dialético e nos aportes teórico metodológicos da Psicologia Sócio Histórica. Os sujeitos da pesquisa serão 06 alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI. Para análise e interpretação dos dados produzidos serão utilizados os  núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Ser professor, Formação inicial, Significado, Sentido"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "07e1cd7dca89a1678042477183b7ac3f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "ELIANA ALENCAR"
    "autor_email" => "esalencar123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 163
    "edicao_id" => 1
    "trabalho_id" => 56
    "inscrito_id" => 119
    "titulo" => "UMA PESQUISA CRÍTICA SOBRE A PRODUÇÃO DE SIGNIFICADOS E SENTIDOS DE “SER PROFESSOR” NA FORMAÇÃO INICIAL"
    "resumo" => "A experiência como professora nos cursos de formação inicial de professores fez-nos refletir sobre o papel que a formação inicial tem tido na produção dos significados e sentidos acerca de “ser professor”. Frente a isso, surgiu o interesse diante da seguinte questão: quais são os elementos determinantes na produção do significado e sentido de ser professor, presentes no processo da formação inicial nos cursos de professores, especialmente, no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí? Essa questão tem suscitado nosso interesse no sentido de desenvolver uma pesquisa de doutorado com o objetivo de analisar os sentidos e significados sobre “ser professor” produzidos pelos alunos do Curso de Pedagogia tendo como foco a formação inicial e as experiências da prática educativa vivenciadas no estágio extra-curricular. Nesse relato sistematizamos e apresentamos dados iniciais dos estudos de doutoramento, resultados de pesquisas bibliográficas realizadas a partir dos aportes teóricos da Psicologia Sócio Histórica. A pesquisa em curso caracteriza-se como uma pesquisa crítica, fundamentada nos princípios do Materialismo Histórico dialético e nos aportes teórico metodológicos da Psicologia Sócio Histórica. Os sujeitos da pesquisa serão 06 alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI. Para análise e interpretação dos dados produzidos serão utilizados os  núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006)."
    "modalidade" => "Comunicação Oral"
    "area_tematica" => "02 - FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS"
    "palavra_chave" => "Ser professor, Formação inicial, Significado, Sentido"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "07e1cd7dca89a1678042477183b7ac3f.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:45"
    "updated_at" => "2020-06-22 12:36:21"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ELIANA DE SOUSA ALENCAR MARQUES"
    "autor_nome_curto" => "ELIANA ALENCAR"
    "autor_email" => "esalencar123@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUI"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iv-fiped"
    "edicao_nome" => "Anais IV FIPED"
    "edicao_evento" => "IV Fórum Internacional de Pedagogia"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/fiped/2012"
    "edicao_logo" => "5e49b0285223f_16022020181208.png"
    "edicao_capa" => "5f186e90e63e5_22072020135128.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-06-27 00:00:00"
    "publicacao_id" => 1
    "publicacao_nome" => "Revista FIPED"
    "publicacao_codigo" => "2316-1086"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de junho de 2012

Resumo

A experiência como professora nos cursos de formação inicial de professores fez-nos refletir sobre o papel que a formação inicial tem tido na produção dos significados e sentidos acerca de “ser professor”. Frente a isso, surgiu o interesse diante da seguinte questão: quais são os elementos determinantes na produção do significado e sentido de ser professor, presentes no processo da formação inicial nos cursos de professores, especialmente, no curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Piauí? Essa questão tem suscitado nosso interesse no sentido de desenvolver uma pesquisa de doutorado com o objetivo de analisar os sentidos e significados sobre “ser professor” produzidos pelos alunos do Curso de Pedagogia tendo como foco a formação inicial e as experiências da prática educativa vivenciadas no estágio extra-curricular. Nesse relato sistematizamos e apresentamos dados iniciais dos estudos de doutoramento, resultados de pesquisas bibliográficas realizadas a partir dos aportes teóricos da Psicologia Sócio Histórica. A pesquisa em curso caracteriza-se como uma pesquisa crítica, fundamentada nos princípios do Materialismo Histórico dialético e nos aportes teórico metodológicos da Psicologia Sócio Histórica. Os sujeitos da pesquisa serão 06 alunos do curso de Licenciatura em Pedagogia da UFPI. Para análise e interpretação dos dados produzidos serão utilizados os núcleos de significação de Aguiar e Ozella (2006).

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.