LETRAMENTO E BIBLIOTECA ESCOLAR
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16239 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1379 "inscrito_id" => 7750 "titulo" => "LETRAMENTO E BIBLIOTECA ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho integra uma pesquisa no Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos / Universidade do Estado da Bahia (em andamento), e tem como objetivo compreender o estado da arte sobre a biblioteca escolar e o letramento a partir da análise das dissertações e teses produzidas nas mais diversas áreas do conhecimento, assim como se constitui a relação entre estas duas temáticas ao longo dos estudos. Assim, este artigo apresenta as considerações a cerca da biblioteca escolar desde a sua criação pelas ordens religiosas até sua situação atual. Destaca a importância da biblioteca para a sociedade, e em particular para as instituições educacionais. Para tanto o estudo foi desenvolvido através de uma fundamentação teórica sobre biblioteca escolar e letramento e a relação estabelecida entre estes dois eixos, traçadas a partir da constituição do estado da arte no Banco de Teses da Capes. A relevância deste estudo constitui-se na possibilidade de levantar como está sendo pensada a relação entre a biblioteca escolar e o letramento, no sentido de incentivar este diálogo para que a biblioteca assuma o papel de agência na promoção do letramento. Como resultado identificou-se que nas discussões proporcionadas pelas pesquisas, a biblioteca não é vista ainda como espaço dinâmico, possível para o desenvolvimento das práticas e eventos de letramento. E por fim, este levantamento permitiu compreender as dinâmicas e trajetórias dos estudos sobre biblioteca escolar e letramento produzidas no nosso país." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, BIBLIOTECA ESCOLAR, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID7750_05092015160420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE LEMOS ALVES" "autor_nome_curto" => "TATIANE LEMOS" "autor_email" => "tatyanelemos@gmail.com" "autor_ies" => "MESTRADO EM EDUCAÇÃO, CULTURA E TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS -UNEB/PPGESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16239 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1379 "inscrito_id" => 7750 "titulo" => "LETRAMENTO E BIBLIOTECA ESCOLAR" "resumo" => "Este trabalho integra uma pesquisa no Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos / Universidade do Estado da Bahia (em andamento), e tem como objetivo compreender o estado da arte sobre a biblioteca escolar e o letramento a partir da análise das dissertações e teses produzidas nas mais diversas áreas do conhecimento, assim como se constitui a relação entre estas duas temáticas ao longo dos estudos. Assim, este artigo apresenta as considerações a cerca da biblioteca escolar desde a sua criação pelas ordens religiosas até sua situação atual. Destaca a importância da biblioteca para a sociedade, e em particular para as instituições educacionais. Para tanto o estudo foi desenvolvido através de uma fundamentação teórica sobre biblioteca escolar e letramento e a relação estabelecida entre estes dois eixos, traçadas a partir da constituição do estado da arte no Banco de Teses da Capes. A relevância deste estudo constitui-se na possibilidade de levantar como está sendo pensada a relação entre a biblioteca escolar e o letramento, no sentido de incentivar este diálogo para que a biblioteca assuma o papel de agência na promoção do letramento. Como resultado identificou-se que nas discussões proporcionadas pelas pesquisas, a biblioteca não é vista ainda como espaço dinâmico, possível para o desenvolvimento das práticas e eventos de letramento. E por fim, este levantamento permitiu compreender as dinâmicas e trajetórias dos estudos sobre biblioteca escolar e letramento produzidas no nosso país." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => "LETRAMENTO, BIBLIOTECA ESCOLAR, LEITURA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA5_ID7750_05092015160420.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "TATIANE LEMOS ALVES" "autor_nome_curto" => "TATIANE LEMOS" "autor_email" => "tatyanelemos@gmail.com" "autor_ies" => "MESTRADO EM EDUCAÇÃO, CULTURA E TERRITÓRIOS SEMIÁRIDOS -UNEB/PPGESA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }