JOGOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO DE GEOGRAFIA
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16212 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1804 "inscrito_id" => 8351 "titulo" => "JOGOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Inovar no exercício profissional em sala de aula é um desafio a ser enfrentado pelos professores que trabalham com o Ensino de Geografia. Um aspecto que em particular vem ganhando campo nas discussões é a Avaliação da Aprendizagem, termo utilizado pela primeira vez por Ralph Tyler por volta de 1930 (LUCKESI, 2011), no intuito de alertar sobre os cuidados que o educador deveria ter com a aprendizagem de seus alunos. O professor deve inovar recorrendo aos recursos didáticos não convencionais, que são aqueles utilizados pelo professor, mas que não foram elaborados com a finalidade específica de uso no meio educacional como jornais, quadrinhos, vídeos e jogos. (ZABALA, 1998) Os jogos são opções para auxiliarem no processo avaliativo, uma vez que geralmente são atrativos, dinamizam as atividades e motivam a maior participação e interação dos alunos, além de permitir que os mesmos demonstrem suas habilidades e conhecimentos frente aos desafios propostos. O objetivo deste artigo é discutir a importância da inclusão de jogos como parte integrante do processo de ensino-aprendizado para o Ensino de Geografia, com ênfase no uso dos mesmos na avaliação da aprendizagem. Para a elaboração do trabalho, realizou-se levantamento de literatura voltada aos conteúdos de avaliação de aprendizagem, uso de recursos não convencionais e ensino de geografia. Os textos base para a elaboração deste resumo estão dispostos em livros, artigos impressos e em sítios da internet. Outra etapa importante parte da produção bem planejada do jogo e a observação in loco da aplicação do mesmo, com o intuito de observar de forma mais consistente sua dinâmica de funcionamento e seus resultados aplicando-se ao término desta etapa questionários aos alunos, com a finalidade de avaliar a partir dos próprios sujeitos participantes da ação proposta, suas considerações e sugestões a respeito do jogo. Verificou-se que a inclusão de novas metodologias e modelos didáticos pode contribuir para diminuir as dificuldades no ensino aprendizagem. Conclui-se ainda que o emprego de jogos como instrumento avaliativo, se bem conduzidos, proporciona uma maior interação dos alunos com o processo educacional, dinamiza e cria um clima prazeroso tanto para os alunos como para o professor." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO, AVALIAÇÃO, GEOGRAFIA, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA3_ID8351_08092015120040.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOSÉ DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO SANTOS" "autor_email" => "franciscojose.net@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16212 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1804 "inscrito_id" => 8351 "titulo" => "JOGOS COMO INSTRUMENTO AVALIATIVO NO ENSINO DE GEOGRAFIA" "resumo" => "Inovar no exercício profissional em sala de aula é um desafio a ser enfrentado pelos professores que trabalham com o Ensino de Geografia. Um aspecto que em particular vem ganhando campo nas discussões é a Avaliação da Aprendizagem, termo utilizado pela primeira vez por Ralph Tyler por volta de 1930 (LUCKESI, 2011), no intuito de alertar sobre os cuidados que o educador deveria ter com a aprendizagem de seus alunos. O professor deve inovar recorrendo aos recursos didáticos não convencionais, que são aqueles utilizados pelo professor, mas que não foram elaborados com a finalidade específica de uso no meio educacional como jornais, quadrinhos, vídeos e jogos. (ZABALA, 1998) Os jogos são opções para auxiliarem no processo avaliativo, uma vez que geralmente são atrativos, dinamizam as atividades e motivam a maior participação e interação dos alunos, além de permitir que os mesmos demonstrem suas habilidades e conhecimentos frente aos desafios propostos. O objetivo deste artigo é discutir a importância da inclusão de jogos como parte integrante do processo de ensino-aprendizado para o Ensino de Geografia, com ênfase no uso dos mesmos na avaliação da aprendizagem. Para a elaboração do trabalho, realizou-se levantamento de literatura voltada aos conteúdos de avaliação de aprendizagem, uso de recursos não convencionais e ensino de geografia. Os textos base para a elaboração deste resumo estão dispostos em livros, artigos impressos e em sítios da internet. Outra etapa importante parte da produção bem planejada do jogo e a observação in loco da aplicação do mesmo, com o intuito de observar de forma mais consistente sua dinâmica de funcionamento e seus resultados aplicando-se ao término desta etapa questionários aos alunos, com a finalidade de avaliar a partir dos próprios sujeitos participantes da ação proposta, suas considerações e sugestões a respeito do jogo. Verificou-se que a inclusão de novas metodologias e modelos didáticos pode contribuir para diminuir as dificuldades no ensino aprendizagem. Conclui-se ainda que o emprego de jogos como instrumento avaliativo, se bem conduzidos, proporciona uma maior interação dos alunos com o processo educacional, dinamiza e cria um clima prazeroso tanto para os alunos como para o professor." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "Didática, Currículo e Política Educacional" "palavra_chave" => "ENSINO, AVALIAÇÃO, GEOGRAFIA, JOGO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA3_ID8351_08092015120040.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO JOSÉ DA SILVA SANTOS" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO SANTOS" "autor_email" => "franciscojose.net@hotmail" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ - UFPI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }