INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO UNIVERSO DA PESQUISA ESCOLAR: QUEBRANDO TABUS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 16195 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1022 "inscrito_id" => 849 "titulo" => "INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO UNIVERSO DA PESQUISA ESCOLAR: QUEBRANDO TABUS" "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de compreender como se dá a constituição do processo de leitura e escrita, tendo como mediador a internet na formação de um sujeito leitor e escritor, amparados por este universo hipertextual. Para tanto, a metodologia utilizada neste artigo será uma pesquisa bibliográfica, através do levantamento e análise de materiais já elaborados, impulsionados pelo questionamento de como a pesquisa escolar está sendo realizada nas escolas, com o advento das novas tecnologias. O que se percebe é que as novas tecnologias influenciaram também o universo da pesquisa na e para escola. Professores temerosos com o bombardeio de informações disponibilizados pela web temem utilizar o recurso, muitas vezes por falta de domínio da ferramenta. Percebe-se que a pesquisa na escola continua arraigada a práticas tradicionalistas que a reduzem a uma atividade de preenchimento de aula ou com valor avaliativo, sem quaisquer contribuições para o desenvolvimento do senso crítico e do desenvolvimento das capacidades leitoras dos alunos. A pesquisa na escola deve ser compreendida como uma oportunidade de produção de conhecimento do aluno sendo o professor mediador deste processo de ensino-aprendizagem. As contribuições teóricas utilizadas foram BARTHES (1968), BAGNO (2005), CUSTÓDIO (2013), LIMA; GRANDE (2013), SANTOS (2005), DEMO (2007), ROJO (2015), VANSLYKE (2003),VIEIRA (2005)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "PESQUISA NA ESCOLA, NOVAS TECNOLOGIAS, INTERNET" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID849_24082015170926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMASILE COELHO LISBOA DA COSTA SOUSA" "autor_nome_curto" => "AMASILE" "autor_email" => "amasilesousa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 16195 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1022 "inscrito_id" => 849 "titulo" => "INTRODUÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO UNIVERSO DA PESQUISA ESCOLAR: QUEBRANDO TABUS" "resumo" => "Este artigo tem o objetivo de compreender como se dá a constituição do processo de leitura e escrita, tendo como mediador a internet na formação de um sujeito leitor e escritor, amparados por este universo hipertextual. Para tanto, a metodologia utilizada neste artigo será uma pesquisa bibliográfica, através do levantamento e análise de materiais já elaborados, impulsionados pelo questionamento de como a pesquisa escolar está sendo realizada nas escolas, com o advento das novas tecnologias. O que se percebe é que as novas tecnologias influenciaram também o universo da pesquisa na e para escola. Professores temerosos com o bombardeio de informações disponibilizados pela web temem utilizar o recurso, muitas vezes por falta de domínio da ferramenta. Percebe-se que a pesquisa na escola continua arraigada a práticas tradicionalistas que a reduzem a uma atividade de preenchimento de aula ou com valor avaliativo, sem quaisquer contribuições para o desenvolvimento do senso crítico e do desenvolvimento das capacidades leitoras dos alunos. A pesquisa na escola deve ser compreendida como uma oportunidade de produção de conhecimento do aluno sendo o professor mediador deste processo de ensino-aprendizagem. As contribuições teóricas utilizadas foram BARTHES (1968), BAGNO (2005), CUSTÓDIO (2013), LIMA; GRANDE (2013), SANTOS (2005), DEMO (2007), ROJO (2015), VANSLYKE (2003),VIEIRA (2005)." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Ensino de língua portuguesa" "palavra_chave" => "PESQUISA NA ESCOLA, NOVAS TECNOLOGIAS, INTERNET" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA15_ID849_24082015170926.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:01" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:05" "ativo" => 1 "autor_nome" => "AMASILE COELHO LISBOA DA COSTA SOUSA" "autor_nome_curto" => "AMASILE" "autor_email" => "amasilesousa@hotmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }