Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

INCLUSÃO ESCOLAR: UM ESTUDO DA CONCEPÇÃO DOCENTE

Palavra-chaves: CONCEPÇÃO DOCENTE, INCLUSÃO ESCOLAR, POLÍTICAS INCLUSIVAS Pôster (PO) / Poster Submission Educação Especial
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A inquietude no tocante à segregação escolar desencadeou uma série de mudanças nas políticas públicas que possibilitaram o ingresso de alunos portadores de necessidades especiais (PNE) em classes regulares de ensino. Esta pesquisa foi realizada com o objetivo de identificar e analisar quais as concepções docentes acerca da inclusão escolar, além de identificar as maiores dificuldades enfrentada pelos professores no trabalho com alunos PNE’s na classe regular de ensino. A coleta de dados se deu por meio de revisão bibliográfica. A análise dos dados deu-se de maneira descritiva a partir dos dados colhidos na literatura. Por meio destes, identificou-se que as concepções dos docentes no que diz respeito à inclusão escolar evidenciam a relevante contradição entre as proposições teóricas, idealizadas da inclusão escolar e a realidade em sala de aula. Os docentes apresentam concepções concisas e concretas sobre a inclusão escolar, pois que, ao mesmo tempo em que consideram relevante e positiva, também se sentem despreparados, alguns descrentes e outros desafiados. O contraste das Políticas Inclusivas Nacionais com a realidade das escolas é bastante significativo, o que ressalta as fragilidades da fiscalização para o cumprimento das mesmas.

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