Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

DAS RAÍZES AFRICANAS À REALIDADE SOCIAL: A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA ATRAVÉS DO TRABALHO COM O NEGRO

Palavra-chaves: LITERATURA, INCLUSÃO SOCIAL, CONTEXTO SOCIAL, NEGRO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Fundamentos da Educação
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15723
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2235
    "inscrito_id" => 7826
    "titulo" => "DAS RAÍZES AFRICANAS À REALIDADE SOCIAL: A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA ATRAVÉS DO TRABALHO COM O NEGRO"
    "resumo" => "Sabe-se que na maioria das instituições escolares públicas presenciamos um ensino falho que necessita de reformulações no seu sistema metodológico. Mas em meio ao atual modelo de ensino, também percebemos docentes que buscam desenvolver aulas mais dinamizadas e inovadoras. Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvemos um projeto educacional que vise objetivos construtivos e funcionais, ultrapassando os moldes escolares, para que se possa atingir o meio social. Com este artigo objetivamos descrever a funcionalidade do projeto PIBID aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula no semestre 2015.1, a partir do trabalho com a imagem do negro relacionado ao ensino da literatura, em aspectos como a cultura africana e afro-brasileira, as discriminações raciais, e várias outras discussões que envolvam a temática. Também a importância de se trabalhar diversos gêneros envolvendo o contexto social do aluno. Partimos dessa proposta de trabalho pela necessidade de abordar a inclusão social dentro da sala de aula, como foco central a imagem do negro, assunto complexo que dificilmente é debatido nas escolas. Para tanto, utilizaremos como metodologia a descrição e análise da sequência didática, a qual foi o suporte para a aplicação da proposta. Para o desenvolvimento teórico embasamo-nos em pressupostos como as OCEM (2006), PCN (2000), Marcuschi (2003), Trindade (1994), Mendonça (2006), Alves (2012) e outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, INCLUSÃO SOCIAL, CONTEXTO SOCIAL, NEGRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID7826_08092015211916.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHONATHAN ANTONNY DE SOUSA SANTOS MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONNY"
    "autor_email" => "jhonathan_antonny@hotmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15723
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2235
    "inscrito_id" => 7826
    "titulo" => "DAS RAÍZES AFRICANAS À REALIDADE SOCIAL: A INCLUSÃO SOCIAL NA ESCOLA ATRAVÉS DO TRABALHO COM O NEGRO"
    "resumo" => "Sabe-se que na maioria das instituições escolares públicas presenciamos um ensino falho que necessita de reformulações no seu sistema metodológico. Mas em meio ao atual modelo de ensino, também percebemos docentes que buscam desenvolver aulas mais dinamizadas e inovadoras. Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvemos um projeto educacional que vise objetivos construtivos e funcionais, ultrapassando os moldes escolares, para que se possa atingir o meio social. Com este artigo objetivamos descrever a funcionalidade do projeto PIBID aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula no semestre 2015.1, a partir do trabalho com a imagem do negro relacionado ao ensino da literatura, em aspectos como a cultura africana e afro-brasileira, as discriminações raciais, e várias outras discussões que envolvam a temática. Também a importância de se trabalhar diversos gêneros envolvendo o contexto social do aluno. Partimos dessa proposta de trabalho pela necessidade de abordar a inclusão social dentro da sala de aula, como foco central a imagem do negro, assunto complexo que dificilmente é debatido nas escolas. Para tanto, utilizaremos como metodologia a descrição e análise da sequência didática, a qual foi o suporte para a aplicação da proposta. Para o desenvolvimento teórico embasamo-nos em pressupostos como as OCEM (2006), PCN (2000), Marcuschi (2003), Trindade (1994), Mendonça (2006), Alves (2012) e outros."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Fundamentos da Educação"
    "palavra_chave" => "LITERATURA, INCLUSÃO SOCIAL, CONTEXTO SOCIAL, NEGRO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID7826_08092015211916.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JHONATHAN ANTONNY DE SOUSA SANTOS MACHADO"
    "autor_nome_curto" => "ANTONNY"
    "autor_email" => "jhonathan_antonny@hotmail"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Sabe-se que na maioria das instituições escolares públicas presenciamos um ensino falho que necessita de reformulações no seu sistema metodológico. Mas em meio ao atual modelo de ensino, também percebemos docentes que buscam desenvolver aulas mais dinamizadas e inovadoras. Através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) desenvolvemos um projeto educacional que vise objetivos construtivos e funcionais, ultrapassando os moldes escolares, para que se possa atingir o meio social. Com este artigo objetivamos descrever a funcionalidade do projeto PIBID aplicado na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Professor Raul Córdula no semestre 2015.1, a partir do trabalho com a imagem do negro relacionado ao ensino da literatura, em aspectos como a cultura africana e afro-brasileira, as discriminações raciais, e várias outras discussões que envolvam a temática. Também a importância de se trabalhar diversos gêneros envolvendo o contexto social do aluno. Partimos dessa proposta de trabalho pela necessidade de abordar a inclusão social dentro da sala de aula, como foco central a imagem do negro, assunto complexo que dificilmente é debatido nas escolas. Para tanto, utilizaremos como metodologia a descrição e análise da sequência didática, a qual foi o suporte para a aplicação da proposta. Para o desenvolvimento teórico embasamo-nos em pressupostos como as OCEM (2006), PCN (2000), Marcuschi (2003), Trindade (1994), Mendonça (2006), Alves (2012) e outros.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.