CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO “OS HERÓICOS FURORES” (1595), DE GIORDANO BRUNO, AO RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES CONTEMPORÂNEOS
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15690 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2467 "inscrito_id" => 7879 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO “OS HERÓICOS FURORES” (1595), DE GIORDANO BRUNO, AO RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES CONTEMPORÂNEOS" "resumo" => "Um foco severo da crise escolar, na atualidade, é a perda de reconhecimento social do professor. Ele foi alçado à condição de sujeito socialmente oprimido. Se a busca comeniana do método universal de “ensinar tudo a todos” e sua ênfase nos materiais de ensino releva ambiguidades sobre a autonomia didática do mestre, as relações entre a instituição escolar e o capital, na Modernidade e no mundo contemporâneo, se encarregaram de manter o esvaziamento da instituição escolar enquanto espaço de transformação social. Pautados pela necessidade do reconhecimento em relação ao papel intelectual do professor na sociedade contemporânea, o objetivo do presente trabalho é o de proceder a leitura e crítica de um texto histórico da filosofia renascentista em que se discute a jornada da busca humana pela sabedoria e suas vicissitudes. Trata-se de “De gli heroici furori” (Os Heróicos Furores), de Giordano Bruno (1548-1600), publicado em 1585. A tentativa de contextualizar o momento histórico em que a obra bruniana foi elaborada, sincrônico aos desdobramentos da colonização europeia do Novo Mundo, assim como o propósito de articular a leitura de “Os Heróicos Furores” à demanda do reconhecimento e da formação dos professores brasileiros atuais, nos tem conduzido a uma aproximação com a história da educação jesuítica no Brasil como enfraquecimento dos ideais pedagógicos do humanismo renascentista e da figura intelectual do pedagogo." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES, GIORDANO BRUNO, RENASCIMENTO EUROPEU" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA1_ID7879_09092015113826.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS PIRES LEODORO" "autor_nome_curto" => "MARCOS LEODORO" "autor_email" => "leodoro.ufscar@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15690 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 2467 "inscrito_id" => 7879 "titulo" => "CONTRIBUIÇÕES DO TEXTO “OS HERÓICOS FURORES” (1595), DE GIORDANO BRUNO, AO RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES CONTEMPORÂNEOS" "resumo" => "Um foco severo da crise escolar, na atualidade, é a perda de reconhecimento social do professor. Ele foi alçado à condição de sujeito socialmente oprimido. Se a busca comeniana do método universal de “ensinar tudo a todos” e sua ênfase nos materiais de ensino releva ambiguidades sobre a autonomia didática do mestre, as relações entre a instituição escolar e o capital, na Modernidade e no mundo contemporâneo, se encarregaram de manter o esvaziamento da instituição escolar enquanto espaço de transformação social. Pautados pela necessidade do reconhecimento em relação ao papel intelectual do professor na sociedade contemporânea, o objetivo do presente trabalho é o de proceder a leitura e crítica de um texto histórico da filosofia renascentista em que se discute a jornada da busca humana pela sabedoria e suas vicissitudes. Trata-se de “De gli heroici furori” (Os Heróicos Furores), de Giordano Bruno (1548-1600), publicado em 1585. A tentativa de contextualizar o momento histórico em que a obra bruniana foi elaborada, sincrônico aos desdobramentos da colonização europeia do Novo Mundo, assim como o propósito de articular a leitura de “Os Heróicos Furores” à demanda do reconhecimento e da formação dos professores brasileiros atuais, nos tem conduzido a uma aproximação com a história da educação jesuítica no Brasil como enfraquecimento dos ideais pedagógicos do humanismo renascentista e da figura intelectual do pedagogo." "modalidade" => "Pôster (PO) / Poster Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO, RECONHECIMENTO DOS PROFESSORES, GIORDANO BRUNO, RENASCIMENTO EUROPEU" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD4_SA1_ID7879_09092015113826.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:04" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARCOS PIRES LEODORO" "autor_nome_curto" => "MARCOS LEODORO" "autor_email" => "leodoro.ufscar@uol.com.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }