BREVE DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS: ALGUNS CAMINHOS TRAÇADOS EM BUSCADA EQUIDADE SOCIAL
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15581 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1415 "inscrito_id" => 4544 "titulo" => "BREVE DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS: ALGUNS CAMINHOS TRAÇADOS EM BUSCADA EQUIDADE SOCIAL" "resumo" => "O presente artigo objetiva discutir os principais pressupostos que recaem sobre a temática da inclusão e dos direitos humanos com foco na educação regular nos dias atuais. Nessa perspectiva, foi feito uma pesquisa bibliográfica mediante os principais documentos e leis que garantem os direitos humanos e a equidade social, bem como o encontro com discussões de teóricos que versam sobre a temática. A ânsia pela existência de uma sociedade que respeite as diferenças e possibilite uma maior equidade, no que diz respeito às oportunidades e aos direitos humanos necessários a todos, têm contribuído para uma maior emergência dessas questões nos debates atuais, pois, promove a valorização de aspectos esquecidos na sociedade, em detrimento de tantos outros vistos como superiores. Aqui vemos a relevância do trabalho com a temática da inclusão e direitos humanos, na medida em que possibilita um olhar mais sensível diante do atual quadro de desvalorização das diferenças e preconceito com tantos grupos marginalizados e excluídos das oportunidades e dos debates sociais.Nessa discussão, o direito a diferença e a promoção de uma equidade social, deve ser característica e dever primordial de todas as instituições de ensino, ao ponto que requer a existência de um trabalho não só dos professores, mas, também, de todos os demais agentes educacionais que fazem parte do âmbito escolar. Um trabalho que vise pensar a educação e a formação da heterogeneidade de sujeitos a partir da coletividade, da atuação por meio de um pensamento complexo do vivido e da integração de toda a diversidade humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID4544_06092015072733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ROBERTO DINIZ" "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail" "autor_ies" => "UNIPÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15581 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 1415 "inscrito_id" => 4544 "titulo" => "BREVE DISCUSSÃO SOBRE INCLUSÃO E DIREITOS HUMANOS: ALGUNS CAMINHOS TRAÇADOS EM BUSCADA EQUIDADE SOCIAL" "resumo" => "O presente artigo objetiva discutir os principais pressupostos que recaem sobre a temática da inclusão e dos direitos humanos com foco na educação regular nos dias atuais. Nessa perspectiva, foi feito uma pesquisa bibliográfica mediante os principais documentos e leis que garantem os direitos humanos e a equidade social, bem como o encontro com discussões de teóricos que versam sobre a temática. A ânsia pela existência de uma sociedade que respeite as diferenças e possibilite uma maior equidade, no que diz respeito às oportunidades e aos direitos humanos necessários a todos, têm contribuído para uma maior emergência dessas questões nos debates atuais, pois, promove a valorização de aspectos esquecidos na sociedade, em detrimento de tantos outros vistos como superiores. Aqui vemos a relevância do trabalho com a temática da inclusão e direitos humanos, na medida em que possibilita um olhar mais sensível diante do atual quadro de desvalorização das diferenças e preconceito com tantos grupos marginalizados e excluídos das oportunidades e dos debates sociais.Nessa discussão, o direito a diferença e a promoção de uma equidade social, deve ser característica e dever primordial de todas as instituições de ensino, ao ponto que requer a existência de um trabalho não só dos professores, mas, também, de todos os demais agentes educacionais que fazem parte do âmbito escolar. Um trabalho que vise pensar a educação e a formação da heterogeneidade de sujeitos a partir da coletividade, da atuação por meio de um pensamento complexo do vivido e da integração de toda a diversidade humana." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "INCLUSÃO, DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID4544_06092015072733.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO ROBERTO DINIZ ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "ROBERTO DINIZ" "autor_email" => "robertodinizaeemd@hotmail" "autor_ies" => "UNIPÊ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }