Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ATIVIDADES LÚDICAS: HÁBITO OU NECESSIDADE NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

Palavra-chaves: EDUCAÇÃO INFANTIL, PRÁTICA LÚDICA, DESENVOLVIMENTO INFANTIL Pôster (PO) / Poster Submission Educação Infantil
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

O lúdico no desenvolvimento na Educação Infantil fornece informações que podem contribuir para estimular o desenvolvimento integral da criança, além de ser um recurso que desenvolve e educa de forma prazerosa, desse modo, a utilização do lúdico no processo de ensino-aprendizagem é considerado um instrumento auxiliar do processo educativo do ser humano. As considerações do trabalho são de que: o lúdico pode contribuir no ensino, porque através dele se propõem situações desafiadoras que auxiliam as crianças a desenvolverem o raciocínio lógico e a construírem conceitos, de forma envolvente; os professores utilizam atividades lúdicas para trabalhar o processo de construção de conhecimento das crianças na Educação Infantil; o lúdico como ferramenta pedagógica auxilia no desenvolvimento do raciocínio lógico, facilita a relação entre teoria e prática. Um outro ponto a ser ressaltado a respeito da atividade lúdica é que, esta desempenha papéis diferentes dos que a criança experimenta em outras atividades que realiza, o brincar proporciona a troca de pontos de vista diferentes, auxiliando na criação de interesses comuns, uma razão para que se possa interagir com o outro. O brincar representa em cada fase da vida um significado especial e possui uma determinada função, é um elemento que proporciona avanços afetivos e cognitivos quando se relembra a história de vida de cada uma delas. A ludicidade é fundamental para o desenvolvimento integral do educando, ofertando à criança condições de criar relações com os objetos, com o mundo e com as pessoas que o cercam. Auxilia nos processos de ensino-aprendizagem e favorece a construção do conhecimento do aluno, melhorando o desempenho em alguns conteúdos de difícil entendimento, além de atuar no aspecto cognitivo, assim como na motivação através de situações concretas. É uma atividade gratuita, que oferece um espaço a imaginação que não tem tempo nem lugar para acontecer, mas precisa de muito tempo e de um lugar que seja acolhedor e esteja disposto a adotar essa nova forma de aprendizagem. Dar visibilidade à ludicidade na escola é perceber a criança como um ser que possui uma linguagem própria de expressão, é permitir-lhe que ocorra um envolvimento mais profundo com que está sendo proposto.

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