AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS NAS PRÁTICAS ESCOLARES
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15523 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 4318 "titulo" => "AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS NAS PRÁTICAS ESCOLARES" "resumo" => "Este estudo é resultado da conclusão da disciplina “Práticas Escolares e Discursos Psicológicos: Perspectivas Críticas” – Projeto de Extensão para Professores da Rede Pública de Ensino da Universidade de São Paulo. Trata de pesquisa antropológica em uma classe de 2º ano do ensino fundamental para conhecer e analisar como se tem desenvolvido as relações entre professora e alunos. O trabalho traz à tona situações que esta professora vivencia na relação com seus alunos e com a professora coordenadora pedagógica (PCP), assim como situações que os alunos vivenciam entre eles. Destacam-se ainda aspectos relacionados à linguagem, à disciplina escolar, às dificuldades enfrentadas pela professora e suas percepções, além de histórias concretas vividas em classe. O estudo desenvolveu-se com uma professora que leciona para uma turma de 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública estadual, zona leste de São Paulo. Metodologicamente utilizou-se pesquisa qualitativa conforme Delamont e Hamilton, que lançou mão de dados coletados por meio de questionário com perguntas abertas, instrumento “rol de frases incompletas”, observação direta e conversas ocasionais, que pretenderam identificar as diferentes situações vivenciadas por esta professora na relação com seus alunos e com a PCP, nas quais podem ser explicitadas de várias ordens: pedagógica, relacionamento, práticas, preconceitos, dentre outros aspectos e as versões e explicações dadas pelos alunos. Alguns resultados da pesquisa: o trabalho desenvolvido em classe pela professora pesquisada ancora-se em situações de indisciplina e conflitos e dificuldades de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PRÁTICAS ESCOLARES, PROFESSORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID4318_14072015175502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMEIRE SOUZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSIMEIRE" "autor_email" => "rosi.msol@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15523 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 217 "inscrito_id" => 4318 "titulo" => "AS RELAÇÕES INTERPESSOAIS E SEUS DESDOBRAMENTOS NAS PRÁTICAS ESCOLARES" "resumo" => "Este estudo é resultado da conclusão da disciplina “Práticas Escolares e Discursos Psicológicos: Perspectivas Críticas” – Projeto de Extensão para Professores da Rede Pública de Ensino da Universidade de São Paulo. Trata de pesquisa antropológica em uma classe de 2º ano do ensino fundamental para conhecer e analisar como se tem desenvolvido as relações entre professora e alunos. O trabalho traz à tona situações que esta professora vivencia na relação com seus alunos e com a professora coordenadora pedagógica (PCP), assim como situações que os alunos vivenciam entre eles. Destacam-se ainda aspectos relacionados à linguagem, à disciplina escolar, às dificuldades enfrentadas pela professora e suas percepções, além de histórias concretas vividas em classe. O estudo desenvolveu-se com uma professora que leciona para uma turma de 2º ano do ensino fundamental em uma escola pública estadual, zona leste de São Paulo. Metodologicamente utilizou-se pesquisa qualitativa conforme Delamont e Hamilton, que lançou mão de dados coletados por meio de questionário com perguntas abertas, instrumento “rol de frases incompletas”, observação direta e conversas ocasionais, que pretenderam identificar as diferentes situações vivenciadas por esta professora na relação com seus alunos e com a PCP, nas quais podem ser explicitadas de várias ordens: pedagógica, relacionamento, práticas, preconceitos, dentre outros aspectos e as versões e explicações dadas pelos alunos. Alguns resultados da pesquisa: o trabalho desenvolvido em classe pela professora pesquisada ancora-se em situações de indisciplina e conflitos e dificuldades de aprendizagem." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Fundamentos da Educação" "palavra_chave" => "RELAÇÕES INTERPESSOAIS, PRÁTICAS ESCOLARES, PROFESSORA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA6_ID4318_14072015175502.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ROSIMEIRE SOUZA DE OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "ROSIMEIRE" "autor_email" => "rosi.msol@gmail.com" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CIDADE DE SÃO PAULO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }