AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS QUE INCIDEM DAS INTERPRETAÇÕES DOS TERMOS MULTICULTURALIDADE, IDENTIDADE E DIFERENÇA.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15501 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 6548 "titulo" => "AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS QUE INCIDEM DAS INTERPRETAÇÕES DOS TERMOS MULTICULTURALIDADE, IDENTIDADE E DIFERENÇA." "resumo" => "Esse trabalho discute os resultados advindos de uma pesquisa realizada com o objetivo de investigar como os professores da educação básica compreendem a multiculturalidade em suas abordagens e perspectivas, as relações de identidade e diferença no contexto escolar, e como essas interpretações subsidiam a práxis educativa, essa investigação é parte integrante da avaliação da disciplina Educação Permanente e Multiculturalidade da Pós- Graduação Lato Sensu Educação e Linguagens para a Multiculturalidade DE/CAMEAM/UERN. As discussões teóricas se pautaram em: Candau (2008) acerca das abordagens e perspectivas do multiculturalismo; Canen (2007); Sartre (1994-1999) e Silva (2009) sobre o processo de construção da identidade e diferença. Na pesquisa de campo construímos um questionário e aplicamos aos pedagogos A e B as questões se centravam em reflexões acerca dos termos multiculturalismo, identidade e diferença e as suas implicações pedagógicas. As conclusões nos apontam que os pedagogos A e B compreendem o termo multiculturalismo como a existência de diversas culturas em um sociedade, quanto as suas abordagens e perspectivas percebemos que o pedagogo B não apontou qual abordagem subsidia sua prática pedagógica, por isso inferimos que o profissional não tem aprofundamento teórico acerca dessa questão, o que se revela como uma lacuna no seu processo formativo. Ambos os pedagogos compreendem a identidade e a diferença como um processo de construção social, evidenciam o papel do professor em sensibilizar o aluno a tolerar e a conviver com as diferenças demarcadas pela construção das identidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "MULTICULTURALIDADE, IDENTIDADE, DIFERENÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID6548_16082015151357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ANDREZA EMICARLA" "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15501 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 734 "inscrito_id" => 6548 "titulo" => "AS IMPLICAÇÕES PEDAGÓGICAS QUE INCIDEM DAS INTERPRETAÇÕES DOS TERMOS MULTICULTURALIDADE, IDENTIDADE E DIFERENÇA." "resumo" => "Esse trabalho discute os resultados advindos de uma pesquisa realizada com o objetivo de investigar como os professores da educação básica compreendem a multiculturalidade em suas abordagens e perspectivas, as relações de identidade e diferença no contexto escolar, e como essas interpretações subsidiam a práxis educativa, essa investigação é parte integrante da avaliação da disciplina Educação Permanente e Multiculturalidade da Pós- Graduação Lato Sensu Educação e Linguagens para a Multiculturalidade DE/CAMEAM/UERN. As discussões teóricas se pautaram em: Candau (2008) acerca das abordagens e perspectivas do multiculturalismo; Canen (2007); Sartre (1994-1999) e Silva (2009) sobre o processo de construção da identidade e diferença. Na pesquisa de campo construímos um questionário e aplicamos aos pedagogos A e B as questões se centravam em reflexões acerca dos termos multiculturalismo, identidade e diferença e as suas implicações pedagógicas. As conclusões nos apontam que os pedagogos A e B compreendem o termo multiculturalismo como a existência de diversas culturas em um sociedade, quanto as suas abordagens e perspectivas percebemos que o pedagogo B não apontou qual abordagem subsidia sua prática pedagógica, por isso inferimos que o profissional não tem aprofundamento teórico acerca dessa questão, o que se revela como uma lacuna no seu processo formativo. Ambos os pedagogos compreendem a identidade e a diferença como um processo de construção social, evidenciam o papel do professor em sensibilizar o aluno a tolerar e a conviver com as diferenças demarcadas pela construção das identidades." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade" "palavra_chave" => "MULTICULTURALIDADE, IDENTIDADE, DIFERENÇA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA14_ID6548_16082015151357.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "ANDREZA EMICARLA PEREIRA CAVALCANTE" "autor_nome_curto" => "ANDREZA EMICARLA" "autor_email" => "andreza_emicarla@hotmail." "autor_ies" => "UERN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }