APONTAMENTOS SOBRE A EXPANSÃO DE GRUPOS ESCOLARES E ESCOLAS RURAIS NA PARAÍBA (1951-1956)
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15461 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 434 "inscrito_id" => 2972 "titulo" => "APONTAMENTOS SOBRE A EXPANSÃO DE GRUPOS ESCOLARES E ESCOLAS RURAIS NA PARAÍBA (1951-1956)" "resumo" => "A partir de 1930 até 1971 dois tipos de instituições de ensino primário existiram simultaneamente na Paraíba, a primeira é denomina a “Era das dos Grupos Escolares”, que deu início com a criação do primeiro grupo escolar, em 1916, denominado Dr. Thomaz Mindello e a segunda a “Era das Escolas Rurais” cujo surgimento nos parece iniciou-se a partir de 1930 (PINHEIRO, 2002). Considerando esses dois amplos movimentos muitas questões envolveram estas instituições desde a sua formação até os seus mais variados procedimentos pedagógicos que se efetivaram no seu interior. É aqui oportuno lembrar que se eles se diferenciaram de acordo com a política institucional e partidária que esteve vigente, tanto nacional como local. Mas, uma discussão que perpassou todas as referidas eras foi a problemática dos altos índices de analfabetismos, bem como o da expansão do ensino para alcançar “todas” as pessoas, (universalização). Partindo dessa constatação, este artigo busca fazer breves apontamentos sobre ambas as instituições e sua expansão no governo de José Américo de Almeida (1951-1956) e o ensino primário na Paraíba. Metodologicamente realizamos o levantamento de notícias sobre o tema no Jornal A União nos anos de 1951 a 1956 e o cruzamento bibliográfico e documental referente ao período de estudo. Para concluirmos, mesmo que provisoriamente, apontamos que houve várias construções de ambos os tipos de instituições e que segundo declaração de Anísio Teixeira, diretor do INEP, ao visitar a Paraíba em 1957, o Estado encontrava-se em posição confortável no campo das políticas educacionais do país no sentido de buscar caminhos para a superação do analfabetismo. Paralelamente também foram ofertados vários cursos destinados à formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "GRUPOS ESCOLARES, ESCOLAS RURAIS, ANALFABETISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID2972_10082015164115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS GOMES DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "THAISVASCONCELOS" "autor_email" => "thahis.vasconcelos@hotmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15461 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 434 "inscrito_id" => 2972 "titulo" => "APONTAMENTOS SOBRE A EXPANSÃO DE GRUPOS ESCOLARES E ESCOLAS RURAIS NA PARAÍBA (1951-1956)" "resumo" => "A partir de 1930 até 1971 dois tipos de instituições de ensino primário existiram simultaneamente na Paraíba, a primeira é denomina a “Era das dos Grupos Escolares”, que deu início com a criação do primeiro grupo escolar, em 1916, denominado Dr. Thomaz Mindello e a segunda a “Era das Escolas Rurais” cujo surgimento nos parece iniciou-se a partir de 1930 (PINHEIRO, 2002). Considerando esses dois amplos movimentos muitas questões envolveram estas instituições desde a sua formação até os seus mais variados procedimentos pedagógicos que se efetivaram no seu interior. É aqui oportuno lembrar que se eles se diferenciaram de acordo com a política institucional e partidária que esteve vigente, tanto nacional como local. Mas, uma discussão que perpassou todas as referidas eras foi a problemática dos altos índices de analfabetismos, bem como o da expansão do ensino para alcançar “todas” as pessoas, (universalização). Partindo dessa constatação, este artigo busca fazer breves apontamentos sobre ambas as instituições e sua expansão no governo de José Américo de Almeida (1951-1956) e o ensino primário na Paraíba. Metodologicamente realizamos o levantamento de notícias sobre o tema no Jornal A União nos anos de 1951 a 1956 e o cruzamento bibliográfico e documental referente ao período de estudo. Para concluirmos, mesmo que provisoriamente, apontamos que houve várias construções de ambos os tipos de instituições e que segundo declaração de Anísio Teixeira, diretor do INEP, ao visitar a Paraíba em 1957, o Estado encontrava-se em posição confortável no campo das políticas educacionais do país no sentido de buscar caminhos para a superação do analfabetismo. Paralelamente também foram ofertados vários cursos destinados à formação de professores." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "História da Educação" "palavra_chave" => "GRUPOS ESCOLARES, ESCOLAS RURAIS, ANALFABETISMO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA1_ID2972_10082015164115.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "THAIS GOMES DE VASCONCELOS" "autor_nome_curto" => "THAISVASCONCELOS" "autor_email" => "thahis.vasconcelos@hotmai" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }