Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

APLICAÇÃO DIDÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS CONHECIMENTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APROPRIADOS PELOS DOCENTES ATRAVÉS DE FORMAÇÃO CONTINUADA - PROINFO INTEGRADO - PIBIC

Palavra-chaves: PROINFO INTEGRADO, APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Formação de Professores
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15457
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1620
    "inscrito_id" => 2424
    "titulo" => "APLICAÇÃO DIDÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS CONHECIMENTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APROPRIADOS PELOS DOCENTES ATRAVÉS DE FORMAÇÃO CONTINUADA - PROINFO INTEGRADO - PIBIC"
    "resumo" => "A pesquisa investigou com os docentes da Educação Básica da Rede Pública Estadual da cidade de Campina Grande-PB quais práticas pedagógicas  com os recursos tecnológicos estavam sendo mobilizados nas escolas, referente às apropriações da formação continuada do Proinfo Integrado, programa de formação voltada para o uso Didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, que participaram dos cursos oferecidos pelo programa, nos anos de 2011 a 2014. Neste sentido, analisou-se o que estes estavam aplicando e produzindo em suas propostas didáticas relativas a esses conhecimentos apropriados.  A motivação para este trabalho partiu da vivência da pesquisadora com grupo de pesquisa nesta área e projeto de extensão. A pesquisa qualitativa, exploratória de observação indireta realizou-se em cota PIBIC/UEPB-2014/2015, assessorada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE/CG na busca de registros, na descrição de fontes, no levantamento do referencial teórico, nas entrevistas e aplicações de questionários com os docentes que participaram das edições dos cursos oferecidos para obtenção dos dados que apontaram para os objetivos finais da pesquisa. Os resultados permitiram o mapeamento de recursos tecnológicos e práticas realizadas em sala de aula, que caminhos de apropriação de aprendizagem foi feito pelos docentes para novas significações à prática  docente. Os achados registram que os docentes têm consciência dessa necessária mudança em suas práticas, mas que é difícil tornar esta mudança possível com o número de escolas com seus  laboratórios sem condições de uso eficiente. E que mesmo com professores atualizados em TIC estes não conseguem concretizar a contento suas práticas eficazmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROINFO INTEGRADO, APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2424_07092015213318.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAHATMA MARIA SOUZA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "MAHATMA SOUZA"
    "autor_email" => "mhtmsouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15457
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 1620
    "inscrito_id" => 2424
    "titulo" => "APLICAÇÃO DIDÁTICA NAS ESCOLAS PÚBLICAS DOS CONHECIMENTOS DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS APROPRIADOS PELOS DOCENTES ATRAVÉS DE FORMAÇÃO CONTINUADA - PROINFO INTEGRADO - PIBIC"
    "resumo" => "A pesquisa investigou com os docentes da Educação Básica da Rede Pública Estadual da cidade de Campina Grande-PB quais práticas pedagógicas  com os recursos tecnológicos estavam sendo mobilizados nas escolas, referente às apropriações da formação continuada do Proinfo Integrado, programa de formação voltada para o uso Didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, que participaram dos cursos oferecidos pelo programa, nos anos de 2011 a 2014. Neste sentido, analisou-se o que estes estavam aplicando e produzindo em suas propostas didáticas relativas a esses conhecimentos apropriados.  A motivação para este trabalho partiu da vivência da pesquisadora com grupo de pesquisa nesta área e projeto de extensão. A pesquisa qualitativa, exploratória de observação indireta realizou-se em cota PIBIC/UEPB-2014/2015, assessorada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE/CG na busca de registros, na descrição de fontes, no levantamento do referencial teórico, nas entrevistas e aplicações de questionários com os docentes que participaram das edições dos cursos oferecidos para obtenção dos dados que apontaram para os objetivos finais da pesquisa. Os resultados permitiram o mapeamento de recursos tecnológicos e práticas realizadas em sala de aula, que caminhos de apropriação de aprendizagem foi feito pelos docentes para novas significações à prática  docente. Os achados registram que os docentes têm consciência dessa necessária mudança em suas práticas, mas que é difícil tornar esta mudança possível com o número de escolas com seus  laboratórios sem condições de uso eficiente. E que mesmo com professores atualizados em TIC estes não conseguem concretizar a contento suas práticas eficazmente."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Formação de Professores"
    "palavra_chave" => "PROINFO INTEGRADO, APROPRIAÇÃO DO CONHECIMENTO, TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E DA COMUNICAÇÃO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA4_ID2424_07092015213318.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAHATMA MARIA SOUZA FONSECA"
    "autor_nome_curto" => "MAHATMA SOUZA"
    "autor_email" => "mhtmsouza@gmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

A pesquisa investigou com os docentes da Educação Básica da Rede Pública Estadual da cidade de Campina Grande-PB quais práticas pedagógicas com os recursos tecnológicos estavam sendo mobilizados nas escolas, referente às apropriações da formação continuada do Proinfo Integrado, programa de formação voltada para o uso Didático-pedagógico das Tecnologias da Informação e Comunicação - TIC, que participaram dos cursos oferecidos pelo programa, nos anos de 2011 a 2014. Neste sentido, analisou-se o que estes estavam aplicando e produzindo em suas propostas didáticas relativas a esses conhecimentos apropriados. A motivação para este trabalho partiu da vivência da pesquisadora com grupo de pesquisa nesta área e projeto de extensão. A pesquisa qualitativa, exploratória de observação indireta realizou-se em cota PIBIC/UEPB-2014/2015, assessorada pelo Núcleo de Tecnologia Educacional- NTE/CG na busca de registros, na descrição de fontes, no levantamento do referencial teórico, nas entrevistas e aplicações de questionários com os docentes que participaram das edições dos cursos oferecidos para obtenção dos dados que apontaram para os objetivos finais da pesquisa. Os resultados permitiram o mapeamento de recursos tecnológicos e práticas realizadas em sala de aula, que caminhos de apropriação de aprendizagem foi feito pelos docentes para novas significações à prática docente. Os achados registram que os docentes têm consciência dessa necessária mudança em suas práticas, mas que é difícil tornar esta mudança possível com o número de escolas com seus laboratórios sem condições de uso eficiente. E que mesmo com professores atualizados em TIC estes não conseguem concretizar a contento suas práticas eficazmente.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.