Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ANÁLISE DE PRÁTICAS ALTERNATIVAS: A TEORIA E A LUDICIDADE NO PROCESSO DE ENSINO – APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: CIÊNCIAS, GENÉTICA, ENSINO Pôster (PO) / Poster Submission Ensino de Ciências
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Nos dias atuais as instituições de ensino vem repassando aulas conteudistas, sem se preocupar de uma certa forma com o desenvolvimento intelectual dos alunos. Uma forma de atrair os alunos para que os mesmos aprendam a temática é introduzir aulas diferenciadas. Nesse contexto os jogos didáticos se enquadram como mecanismos facilitador desse processo, ocorrendo dessa forma uma interação entre a teoria e a prática o que acaba por despertar a curiosidade dos alunos, tornando os mais ativos, aspecto muito importante nas aulas de genéticas. Por esse motivo mecanismos que facilitem as transferências de conhecimento relacionados a genética precisam ser aprimorados. A intervenção foi realizada com uma turma do 8º ano do ensino fundamental, totalizando cerca de 45 alunos participantes voluntariamente. Inicialmente observarmos uma sequência de quatro aulas sobre a temática genética onde houve a explanação do conteúdo mediada pela professora da turma. Após 8 dias realizamos uma intervenção pedagógica, com o intuito de enfatizar o conteúdo repassado, para isso desenvolvemos com os alunos uma dinâmica em sala (jogo didático), onde os mesmos foram divididos em 9 grupos cada um contendo 5 alunos. Na primeira etapa da atividade foram distribuídos cartelas, contendo informações tanto fenotípicas quanto genotípicas, posteriormente os alunos tiveram que sortear características genotípicas com o auxílio de dois dados, o primeiro contendo alelos dominantes e o segundo contendo alelos recessivos para estabelecer e desenhar as características fenotípicas herdadas pelo filho. Ao término da atividade foi realizado uma roda de conversa com o intuito de compartilhar as informações adquiridas. Os resultados da sondagem prévia indicam que os alunos possuem um conhecimento acerca do tema, mas não tão consolidado pois cerca de 80%, ou seja, 36 alunos dos 45 que estavam presente no primeiro momento onde houve há abordagem teórica, não conseguiram compreender a diferença entre genótipo e fenótipo. Após a aplicação do jogo didático os alunos afirmam que conseguiram compreender melhor os conceitos relatados na aula teórica pois cerca de 95% dos alunos conseguiram compreender melhor a temática em questão tanto em relação aos fatores genotípicos e fenotípicos. Com os resultados obtidos observamos que houve uma melhor assimilação do conteúdo ao associamos aulas teóricas com jogos didáticos.

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