Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

PROJETO DANÇA NA ESCOLA E A RESSIGNIFICAÇÃO DO SABER EM DANÇA NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Palavra-chaves: DANÇA, FORMAÇÃO CONTINUADA, SABERES DOCENTES Tema Livre (TL) Formação do Profissional de Educação Física
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Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

A educação física escolar na formação do sujeito trata de conteúdos da cultura corporal tais como: jogos, lutas, esportes, ginástica e dança. O conjunto desses conteúdos proporciona singularidades no desenvolvimento do aluno. Nesse âmbito, a dança permite uma ampliação da pluralidade de movimento, e possibilita aos educandos uma apropriação dos conhecimentos artísticos, culturais e estéticos. Para isso é premente que o professor desenvolva os saberes necessários ao ensino da dança de forma pedagógica. Na prefeitura municipal de João Pessoa é desenvolvido o projeto Dança na Escola, cuja meta é a promoção da prática da Dança na Escola, com caráter educativo e sócio-cultural ressaltando a pluralidade cultural, assim esta pesquisa tem como objetivo analisar como o projeto Dança na Escola contribuiu para a ressignificação do saber em dança das professoras na educação física escolar. A pesquisa é descritiva, exploratória e transversal, com abordagem qualitativa. Os sujeitos foram 11 professoras da rede municipal de ensino da cidade de João Pessoa-PB que fazem parte do Projeto Dança na Escola. A coleta das informações se deu por meio das técnicas de entrevista, grupo focal e análise documental. A análise das informações foi realizada por meio da hermenêutica, seguindo as fases da leitura inicial, leitura crítica e apropriação gerando duas categorias de análise: o conhecimento do projeto e a ressignificação dos saberes das professoras. Observou-se que o projeto contribuiu na qualificação das professoras, por meio da ampliação da fundamentação teórica, caracterizando um ensino pautado na reflexão educativa da prática dançante. Além disso, ultrapassou a concepção do ensino da dança mecanicista para pensar os aspectos educativos do processo coreográfico. Permitiu também que as professoras se sentissem mais qualificadas e seguras para ministrarem esse conteúdo em suas disciplinas. O projeto se constituiu um marco na formação das participantes do estudo, ao mesmo tempo em que possibilitou a produção do conhecimento no âmbito científico. Conclui-se que o projeto tem relevância teórico-científica, e contribui para a construção do conhecimento em dança na educação física escolar, assim, sugere-se que este projeto seja ampliado para outras localidades.

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