Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

ABORDAGEM TECNOLÓGICA: UTILIZANDO O SOFTWARE WINMAT PARA O ENSINO DE MATRIZES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO DE MATRIZES, SOFTWARE WINMAT Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission Educação Matemática
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 15374
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2109
    "inscrito_id" => 262
    "titulo" => "ABORDAGEM TECNOLÓGICA: UTILIZANDO O SOFTWARE WINMAT PARA O ENSINO DE MATRIZES"
    "resumo" => "Ao longo do tempo, as tecnologias se fazem presentes na educação, sendo um artifício de grande importância na informática e vem oferecendo suporte para diversos debates e observações sobre a inserção desse recurso no ambiente da sala de aula. Nesse sentido este artigo tem o propósito de articular discussões e reflexões sobre as características e as colaborações das tecnologias digitais, mais precisamente o uso do software Winmat no ensino e aprendizagem da matemática e a formação do professor para o uso desse modelo metodológico. Faremos uma abordagem prática do software Winmat para o ensino e operações com matrizes, mostrando uma atividade feita com os alunos da disciplina de Educação Matemática e Novas Tecnologias, oferecida pelo curso de licenciatura em Matemática da UEPB campus VI. Discutiremos a respeito da formação do professor de Matemática e sobre o seu pensamento diante das tecnologias digitais que estão a cada dia sendo introduzida no cotidiano dos alunos, definindo qual será o papel do professor nessa nova perspectiva. Usaremos como referencial teórico algum dos autores que pesquisam acerca do tema formação dos professores para o ensino das tecnologias e que defendem e debatem sobre essa temática. Assim, esperamos com esse trabalho a socialização da experiência utilizando o software matemático numa turma de graduandos e com isso alcançando indagações sobre a formação de professor de matemática. Nossa pesquisa possibilitou asserção sobre o que pretendíamos com este trabalho, demonstrando que a utilização de um software de caráter educativo auxilia o professor no processo de ensino-aprendizagem da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO DE MATRIZES, SOFTWARE WINMAT"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID262_08092015193840.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERO FÉLIX"
    "autor_email" => "cicero.bv_2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 15374
    "edicao_id" => 38
    "trabalho_id" => 2109
    "inscrito_id" => 262
    "titulo" => "ABORDAGEM TECNOLÓGICA: UTILIZANDO O SOFTWARE WINMAT PARA O ENSINO DE MATRIZES"
    "resumo" => "Ao longo do tempo, as tecnologias se fazem presentes na educação, sendo um artifício de grande importância na informática e vem oferecendo suporte para diversos debates e observações sobre a inserção desse recurso no ambiente da sala de aula. Nesse sentido este artigo tem o propósito de articular discussões e reflexões sobre as características e as colaborações das tecnologias digitais, mais precisamente o uso do software Winmat no ensino e aprendizagem da matemática e a formação do professor para o uso desse modelo metodológico. Faremos uma abordagem prática do software Winmat para o ensino e operações com matrizes, mostrando uma atividade feita com os alunos da disciplina de Educação Matemática e Novas Tecnologias, oferecida pelo curso de licenciatura em Matemática da UEPB campus VI. Discutiremos a respeito da formação do professor de Matemática e sobre o seu pensamento diante das tecnologias digitais que estão a cada dia sendo introduzida no cotidiano dos alunos, definindo qual será o papel do professor nessa nova perspectiva. Usaremos como referencial teórico algum dos autores que pesquisam acerca do tema formação dos professores para o ensino das tecnologias e que defendem e debatem sobre essa temática. Assim, esperamos com esse trabalho a socialização da experiência utilizando o software matemático numa turma de graduandos e com isso alcançando indagações sobre a formação de professor de matemática. Nossa pesquisa possibilitou asserção sobre o que pretendíamos com este trabalho, demonstrando que a utilização de um software de caráter educativo auxilia o professor no processo de ensino-aprendizagem da Matemática."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission"
    "area_tematica" => "Educação Matemática"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO DE PROFESSOR DE MATEMÁTICA, NOVAS TECNOLOGIAS, ENSINO DE MATRIZES, SOFTWARE WINMAT"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA8_ID262_08092015193840.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:00"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "CÍCERO FÉLIX DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "CÍCERO FÉLIX"
    "autor_email" => "cicero.bv_2007@hotmail.co"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAIBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-ii-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais II CONEDU"
    "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015"
    "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg"
    "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

Ao longo do tempo, as tecnologias se fazem presentes na educação, sendo um artifício de grande importância na informática e vem oferecendo suporte para diversos debates e observações sobre a inserção desse recurso no ambiente da sala de aula. Nesse sentido este artigo tem o propósito de articular discussões e reflexões sobre as características e as colaborações das tecnologias digitais, mais precisamente o uso do software Winmat no ensino e aprendizagem da matemática e a formação do professor para o uso desse modelo metodológico. Faremos uma abordagem prática do software Winmat para o ensino e operações com matrizes, mostrando uma atividade feita com os alunos da disciplina de Educação Matemática e Novas Tecnologias, oferecida pelo curso de licenciatura em Matemática da UEPB campus VI. Discutiremos a respeito da formação do professor de Matemática e sobre o seu pensamento diante das tecnologias digitais que estão a cada dia sendo introduzida no cotidiano dos alunos, definindo qual será o papel do professor nessa nova perspectiva. Usaremos como referencial teórico algum dos autores que pesquisam acerca do tema formação dos professores para o ensino das tecnologias e que defendem e debatem sobre essa temática. Assim, esperamos com esse trabalho a socialização da experiência utilizando o software matemático numa turma de graduandos e com isso alcançando indagações sobre a formação de professor de matemática. Nossa pesquisa possibilitou asserção sobre o que pretendíamos com este trabalho, demonstrando que a utilização de um software de caráter educativo auxilia o professor no processo de ensino-aprendizagem da Matemática.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.