A TEORIA DOS GEOSSISTEMAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA COM O USO DE MAQUETE.
"2015-10-14 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 15337 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 912 "inscrito_id" => 4097 "titulo" => "A TEORIA DOS GEOSSISTEMAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA COM O USO DE MAQUETE." "resumo" => "A fragmentação entre os elementos naturais e humanos no desenvolvimento dos princípios da Educação Ambiental - EA é um desafio que inviabiliza o cumprimentos dos princípios da Educação Ambiental, conforme a Lei 9.785/99 e no Decreto 4.281/2002 na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Esta problemática analisa as contribuições da Teoria dos Geossistemas e a construção de maquete para contemplar a totalidade do espaço e a integração entre o natural e o humano no ensino da EA de forma interdisciplinar. A metodologia de pesquisa foi qualitativa com análise de dados bibliográficos sintetizados em mapa conceitual, utilizado como base para a elaboração de proposta metodológica sobre a construção de uma maquete sobre as mudanças no Distrito de Comandatuba (Una/BA) com a introdução das atividades turísticas. Este trabalho científico constatou que a proposta metodológica com o uso de maquete permite a superação da fragmentação científica entre os elementos naturais e humanos durante as aulas que envolvem a Educação Ambiental com possibilidades de relação com os fundamentos da Teoria dos Geossistemas e a Educação Ambiental e da Lei 9.785/99 e Decreto 4.281/2002, onde o discente compreende as temáticas ambientais de forma mais global, sistêmico e integral a partir da identificação dos elementos de seu sistema aberto, superando a dicotomia entre aspectos humanos e naturais para buscar a totalidade das relações desenvolvidas entre homem-meio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "TEORIA, GEOSSISTEMAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID4097_18082015181732.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEROALDO DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEROALDO SANTOS" "autor_email" => "jeroaldosantos@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIME-ITABUNA/BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 15337 "edicao_id" => 38 "trabalho_id" => 912 "inscrito_id" => 4097 "titulo" => "A TEORIA DOS GEOSSISTEMAS E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL: PROPOSTA METODOLÓGICA COM O USO DE MAQUETE." "resumo" => "A fragmentação entre os elementos naturais e humanos no desenvolvimento dos princípios da Educação Ambiental - EA é um desafio que inviabiliza o cumprimentos dos princípios da Educação Ambiental, conforme a Lei 9.785/99 e no Decreto 4.281/2002 na Educação de Jovens e Adultos – EJA. Esta problemática analisa as contribuições da Teoria dos Geossistemas e a construção de maquete para contemplar a totalidade do espaço e a integração entre o natural e o humano no ensino da EA de forma interdisciplinar. A metodologia de pesquisa foi qualitativa com análise de dados bibliográficos sintetizados em mapa conceitual, utilizado como base para a elaboração de proposta metodológica sobre a construção de uma maquete sobre as mudanças no Distrito de Comandatuba (Una/BA) com a introdução das atividades turísticas. Este trabalho científico constatou que a proposta metodológica com o uso de maquete permite a superação da fragmentação científica entre os elementos naturais e humanos durante as aulas que envolvem a Educação Ambiental com possibilidades de relação com os fundamentos da Teoria dos Geossistemas e a Educação Ambiental e da Lei 9.785/99 e Decreto 4.281/2002, onde o discente compreende as temáticas ambientais de forma mais global, sistêmico e integral a partir da identificação dos elementos de seu sistema aberto, superando a dicotomia entre aspectos humanos e naturais para buscar a totalidade das relações desenvolvidas entre homem-meio." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO) / Oral Papers Submission" "area_tematica" => "Educação Ambiental" "palavra_chave" => "TEORIA, GEOSSISTEMAS, EDUCAÇÃO AMBIENTAL" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV045_MD1_SA10_ID4097_18082015181732.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:00" "updated_at" => "2020-06-10 11:15:03" "ativo" => 1 "autor_nome" => "JEROALDO DE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "JEROALDO SANTOS" "autor_email" => "jeroaldosantos@hotmail.co" "autor_ies" => "UNIME-ITABUNA/BA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-ii-conedu" "edicao_nome" => "Anais II CONEDU" "edicao_evento" => "II Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2015 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2015" "edicao_logo" => "5e4a05cfac134_17022020001735.jpg" "edicao_capa" => "5f1848ba64e27_22072020111002.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2015-10-14 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }