Artigo Anais II CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A INSERÇÃO DO MEIO RURAL AO COTIANO ESCOLAR

Palavra-chaves: MEIO RURAL, COTIDIANO ESCOLAR, VIVÊNCIA Pôster (PO) / Poster Submission Movimentos Sociais, Sujeitos e Processos Educativos
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      Como professor de geografia entendemos que é importante fazer esta relação entre campo e cidade, inserindo este conteúdo de forma dinâmica, buscando que o aluno participe e se interage em sala.Possibilitar situações de ensino aprendizagem que deixem marcas positivas em nossos alunos é compromisso de cada um.O  projeto foi realizado na ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM ADAUTO com intuito de proporcionar aos alunos conteúdos didáticos que esteja no cotidiano do discente.Em uma pesquisa realizada na escola na turma do 1°ano A, foi constatado que 65% presente dos alunos residem na zona rural, assim em discussão com demais colegas docentes buscou-se alternativas de práticas pedagógicas que estivessem relacionados à vivência deles. Assim as atitudes e as disposições dos professores influem no ambiente escolar e no rendimento do aluno. A nova LDB determina a construção do currículo a partir de uma base nacional comum, a ser ajustada e implementada com razoável grau de flexibilidade, contemplando-se, nesses casos propostas e projetos para o desenvolvimento de uma parte diversificada, cujo objetivo é atender às demandas requeridas pelas características regionais, locais, da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. (art.26, Lei n° 9.394/96).A geografia é uma ciência social, que leva a pensar o estabelecimento das relações através da interdependência, da conexão dos fenômenos, numa ligação entre o sujeito humano e os objetos de seus interesses, na qual a contextualização se faz necessária (BRASIL, 1999).  A partir do momento em que a geografia crítica serve-se das relações sociais para situar o aluno em meio a constantes transformações, apontando-o como sujeito da história, passa a influenciar diretamente na sua visão de mundo, interferindo na transformação da realidade social imposta pela atuação das forças sociais preponderantes.
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Publicado em 14 de outubro de 2015

Resumo

RESUMO Como professor de geografia entendemos que é importante fazer esta relação entre campo e cidade, inserindo este conteúdo de forma dinâmica, buscando que o aluno participe e se interage em sala.Possibilitar situações de ensino aprendizagem que deixem marcas positivas em nossos alunos é compromisso de cada um.O projeto foi realizado na ESCOLA DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DOM ADAUTO com intuito de proporcionar aos alunos conteúdos didáticos que esteja no cotidiano do discente.Em uma pesquisa realizada na escola na turma do 1°ano A, foi constatado que 65% presente dos alunos residem na zona rural, assim em discussão com demais colegas docentes buscou-se alternativas de práticas pedagógicas que estivessem relacionados à vivência deles. Assim as atitudes e as disposições dos professores influem no ambiente escolar e no rendimento do aluno. A nova LDB determina a construção do currículo a partir de uma base nacional comum, a ser ajustada e implementada com razoável grau de flexibilidade, contemplando-se, nesses casos propostas e projetos para o desenvolvimento de uma parte diversificada, cujo objetivo é atender às demandas requeridas pelas características regionais, locais, da sociedade, da cultura, da economia e da clientela. (art.26, Lei n° 9.394/96).A geografia é uma ciência social, que leva a pensar o estabelecimento das relações através da interdependência, da conexão dos fenômenos, numa ligação entre o sujeito humano e os objetos de seus interesses, na qual a contextualização se faz necessária (BRASIL, 1999). A partir do momento em que a geografia crítica serve-se das relações sociais para situar o aluno em meio a constantes transformações, apontando-o como sujeito da história, passa a influenciar diretamente na sua visão de mundo, interferindo na transformação da realidade social imposta pela atuação das forças sociais preponderantes.

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