Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

O FUTSAL COMO FERRAMENTA DE SOCIABILIZAÇÃO PARA CRIANÇAS DO PETI

Palavra-chaves: FUTSAL, SOCIABILIZAÇÃO, PETI Relato de Experiência (RE) Atividade Física, Educação e Saúde
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1426
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 291
    "titulo" => "O FUTSAL COMO FERRAMENTA DE SOCIABILIZAÇÃO PARA CRIANÇAS DO PETI"
    "resumo" => "O FUTSAL COMO FERRAMENTA DE SOCIABILIZAÇÃO PARA CRIANÇAS DO PETIAnny Sionara*, Eltiene Soares Feitosa**, Fabrício Tavares da Silva** e Giovani Moreira Gouveia Alt dos Reis**.*Especialista em Educação Física Adaptada.** Graduandos em Educação Física.O futsal é um esporte que tem crescido muito ano após ano no cenário esportivo mundial. Tal crescimento tem se estendido com a criação e implantação em escolinhas, clubes, instituições de educação básica e até mesmo no ensino superior. Isso tem possibilitado a utilização do futsal por muitas iniciativas como método de sociabilização com crianças em situação de risco. A nossa oportunidade ocorreu em um programa de extensão de uma IES. O objetivo deste relato é compartilhar as experiências vividas por nós, bolsistas e voluntários nesse programa, que destaca o esporte como ferramenta e método de apoio no processo de sociabilização a crianças. O trabalho teve a duração de um semestre e suas atividades aconteciam às terças e quintas-feiras pela manhã, com um grupo envolvendo um total 40 crianças residentes em comunidades circunvizinhas ao local das atividades e a maioria inscritas no PETI, programa do governo federal que busca a erradicação do trabalho infantil por meio da realização de atividades pedagógicas, artísticas, esportivas e de qualidade de vida. As aulas de futsal consistiam em diálogos e conscientização sobre assuntos do cotidiano dos alunos, como também, da utilização de uma abordagem teórico-prática no ensino da modalidade, como fundamentos essenciais e regras do jogo, além da aplicação de atividades recreativas com o objetivo de alcançar uma maior integração entre os alunos. Foi observado em muitos alunos, com o decorrer das aulas, a ocorrência de melhoras significativas de ordem moral, como comportamento e modo de vestir-se, e motora, como equilíbrio, postura e noção de espaço e direção. Para nossa vida acadêmica a experiência foi de grande importância, nos permitindo a aprendizagem e conhecimento do que é projeto de extensão, o que nos abriu portas para o ingresso em outros programas institucionais, como também permitiu a vivência e realização prática da produção científica, além de nos oportunizar a primeira relação professor-aluno. Enquanto indivíduos, o projeto nos abriu a visão no tocante à convivência e realização de trabalhos com crianças em situação de risco. Crianças que até então nos pareciam e se apresentavam como modelos de rebeldia e mau comportamento, com o decorrer do tempo foram se revelando pessoas com uma necessidade extrema de atenção, além de demonstrarem uma carência emotiva muito grande. O futsal para nós se apresentou como uma importante ferramenta de sociabilização para crianças em situação de risco e se mostrou também, capaz de proporcionar benefícios de ordem motora e comportamentais, permitindo o compartilhamento de experiências em busca de soluções para os problemas do cotidiano.Palavras-chave: Futsal, sociabilização, PETI."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Atividade Física, Educação e Saúde"
    "palavra_chave" => "FUTSAL, SOCIABILIZAÇÃO, PETI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANI MOREIRA GOUVEIA ALT DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANI"
    "autor_email" => "gigio331@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1426
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 47
    "inscrito_id" => 291
    "titulo" => "O FUTSAL COMO FERRAMENTA DE SOCIABILIZAÇÃO PARA CRIANÇAS DO PETI"
    "resumo" => "O FUTSAL COMO FERRAMENTA DE SOCIABILIZAÇÃO PARA CRIANÇAS DO PETIAnny Sionara*, Eltiene Soares Feitosa**, Fabrício Tavares da Silva** e Giovani Moreira Gouveia Alt dos Reis**.*Especialista em Educação Física Adaptada.** Graduandos em Educação Física.O futsal é um esporte que tem crescido muito ano após ano no cenário esportivo mundial. Tal crescimento tem se estendido com a criação e implantação em escolinhas, clubes, instituições de educação básica e até mesmo no ensino superior. Isso tem possibilitado a utilização do futsal por muitas iniciativas como método de sociabilização com crianças em situação de risco. A nossa oportunidade ocorreu em um programa de extensão de uma IES. O objetivo deste relato é compartilhar as experiências vividas por nós, bolsistas e voluntários nesse programa, que destaca o esporte como ferramenta e método de apoio no processo de sociabilização a crianças. O trabalho teve a duração de um semestre e suas atividades aconteciam às terças e quintas-feiras pela manhã, com um grupo envolvendo um total 40 crianças residentes em comunidades circunvizinhas ao local das atividades e a maioria inscritas no PETI, programa do governo federal que busca a erradicação do trabalho infantil por meio da realização de atividades pedagógicas, artísticas, esportivas e de qualidade de vida. As aulas de futsal consistiam em diálogos e conscientização sobre assuntos do cotidiano dos alunos, como também, da utilização de uma abordagem teórico-prática no ensino da modalidade, como fundamentos essenciais e regras do jogo, além da aplicação de atividades recreativas com o objetivo de alcançar uma maior integração entre os alunos. Foi observado em muitos alunos, com o decorrer das aulas, a ocorrência de melhoras significativas de ordem moral, como comportamento e modo de vestir-se, e motora, como equilíbrio, postura e noção de espaço e direção. Para nossa vida acadêmica a experiência foi de grande importância, nos permitindo a aprendizagem e conhecimento do que é projeto de extensão, o que nos abriu portas para o ingresso em outros programas institucionais, como também permitiu a vivência e realização prática da produção científica, além de nos oportunizar a primeira relação professor-aluno. Enquanto indivíduos, o projeto nos abriu a visão no tocante à convivência e realização de trabalhos com crianças em situação de risco. Crianças que até então nos pareciam e se apresentavam como modelos de rebeldia e mau comportamento, com o decorrer do tempo foram se revelando pessoas com uma necessidade extrema de atenção, além de demonstrarem uma carência emotiva muito grande. O futsal para nós se apresentou como uma importante ferramenta de sociabilização para crianças em situação de risco e se mostrou também, capaz de proporcionar benefícios de ordem motora e comportamentais, permitindo o compartilhamento de experiências em busca de soluções para os problemas do cotidiano.Palavras-chave: Futsal, sociabilização, PETI."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "Atividade Física, Educação e Saúde"
    "palavra_chave" => "FUTSAL, SOCIABILIZAÇÃO, PETI"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "GIOVANI MOREIRA GOUVEIA ALT DOS REIS"
    "autor_nome_curto" => "GIOVANI"
    "autor_email" => "gigio331@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O FUTSAL COMO FERRAMENTA DE SOCIABILIZAÇÃO PARA CRIANÇAS DO PETIAnny Sionara*, Eltiene Soares Feitosa**, Fabrício Tavares da Silva** e Giovani Moreira Gouveia Alt dos Reis**.*Especialista em Educação Física Adaptada.** Graduandos em Educação Física.O futsal é um esporte que tem crescido muito ano após ano no cenário esportivo mundial. Tal crescimento tem se estendido com a criação e implantação em escolinhas, clubes, instituições de educação básica e até mesmo no ensino superior. Isso tem possibilitado a utilização do futsal por muitas iniciativas como método de sociabilização com crianças em situação de risco. A nossa oportunidade ocorreu em um programa de extensão de uma IES. O objetivo deste relato é compartilhar as experiências vividas por nós, bolsistas e voluntários nesse programa, que destaca o esporte como ferramenta e método de apoio no processo de sociabilização a crianças. O trabalho teve a duração de um semestre e suas atividades aconteciam às terças e quintas-feiras pela manhã, com um grupo envolvendo um total 40 crianças residentes em comunidades circunvizinhas ao local das atividades e a maioria inscritas no PETI, programa do governo federal que busca a erradicação do trabalho infantil por meio da realização de atividades pedagógicas, artísticas, esportivas e de qualidade de vida. As aulas de futsal consistiam em diálogos e conscientização sobre assuntos do cotidiano dos alunos, como também, da utilização de uma abordagem teórico-prática no ensino da modalidade, como fundamentos essenciais e regras do jogo, além da aplicação de atividades recreativas com o objetivo de alcançar uma maior integração entre os alunos. Foi observado em muitos alunos, com o decorrer das aulas, a ocorrência de melhoras significativas de ordem moral, como comportamento e modo de vestir-se, e motora, como equilíbrio, postura e noção de espaço e direção. Para nossa vida acadêmica a experiência foi de grande importância, nos permitindo a aprendizagem e conhecimento do que é projeto de extensão, o que nos abriu portas para o ingresso em outros programas institucionais, como também permitiu a vivência e realização prática da produção científica, além de nos oportunizar a primeira relação professor-aluno. Enquanto indivíduos, o projeto nos abriu a visão no tocante à convivência e realização de trabalhos com crianças em situação de risco. Crianças que até então nos pareciam e se apresentavam como modelos de rebeldia e mau comportamento, com o decorrer do tempo foram se revelando pessoas com uma necessidade extrema de atenção, além de demonstrarem uma carência emotiva muito grande. O futsal para nós se apresentou como uma importante ferramenta de sociabilização para crianças em situação de risco e se mostrou também, capaz de proporcionar benefícios de ordem motora e comportamentais, permitindo o compartilhamento de experiências em busca de soluções para os problemas do cotidiano.Palavras-chave: Futsal, sociabilização, PETI.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.