Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA NA VISÃO DE ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES

Palavra-chaves: FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, ALUNOS Pôster (PO) Formação do Profissional de Educação Física
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1406
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 97
    "titulo" => "O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA NA VISÃO DE ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES"
    "resumo" => "O objetivo do presente estudo foi analisar possíveis diferenças entre a visão que alunos ingressantes e concluintes do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) têm do mesmo. O estudo contou com um n de 23 participantes, os quais foram divididos em dois grupos, ingressantes e concluintes. Para a coleta de dados foi elaborado e aplicado  um questionário aberto com oito perguntas, sendo duas voltadas ao motivo de escolha e o que seria o curso de Educação Física, cinco relacionadas à estrutura curricular, física e recursos didático-pedagógicos do curso e uma relacionada em como o participante acredita que seja a visão da comunidade da UEPB em relação ao curso. Os resultados mostraram que ambos os grupos compartilham respostas semelhantes quanto aos motivos de escolha e o que seria o curso para eles, o mesmo ocorre quando se trata da visão da sociedade acadêmica do curso de Educação Física. Onde, a grande maioria, em ambos os grupos, escolheram o curso devido a grande afinidade com a prática de esportes. Sobre ao que seria o curso para os participantes, as respostas mais comuns indicavam satisfação pessoal, amplo campo de atuação e promoção da saúde através do exercício físico. Quanto a recursos didático-pedagógicos, estrutura física e curricular houve certo equilíbrio entre o número de respostas divergentes e semelhantes entre os participantes dos dois grupos. Os alunos ingressantes entendem de forma relativamente uniforme, que a estrutura curricular do curso atende as expectativas e ao mercado de trabalho, enquanto os concluintes ficaram divididos nas respostas, nas quais responderam que a estrutura curricular consegue suprir a necessidade do mercado de trabalho e outros responderam que é preciso um maior aprofundamento das disciplinas. Quanto à estrutura física e didático-pedagógicos ambos os grupos colocaram como principal fator que deve haver uma melhoria na estrutura física, renovação de materiais e atualização tanto de componentes como dos professores. E finalmente, quanto à visão da sociedade acadêmica do curso de Educação Física se destacaram respostas voltadas ao preconceito. Ou seja, os participantes acreditam que, na visão de acadêmicos de outros cursos da instituição, o curso de Educação Física não possui uma postura acadêmica, sendo voltadas principalmente para o culto ao corpo, práticas lúdicas ou desportivas. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se concluir que apesar dos grupos compartilharem visões semelhantes relacionadas ao motivo de ingresso no curso e conceituação da Educação Física, quando se trata de sua visão sobre estruturas físicas, curriculares e didático-pedagógicos, os alunos concluintes apresentaram uma postura criteriosa e crítica. Sugere-se então que sejam realizados, debates e discussões com os alunos de cada semestre do curso, ampliando-se assim as possibilidades de crescimento e amadurecimento do curso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO VINICIUS DUARTE CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO CAVALCANTE"
    "autor_email" => "diego.cavalcante90@hotmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1406
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 33
    "inscrito_id" => 97
    "titulo" => "O CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA NA VISÃO DE ALUNOS INGRESSANTES E CONCLUINTES"
    "resumo" => "O objetivo do presente estudo foi analisar possíveis diferenças entre a visão que alunos ingressantes e concluintes do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) têm do mesmo. O estudo contou com um n de 23 participantes, os quais foram divididos em dois grupos, ingressantes e concluintes. Para a coleta de dados foi elaborado e aplicado  um questionário aberto com oito perguntas, sendo duas voltadas ao motivo de escolha e o que seria o curso de Educação Física, cinco relacionadas à estrutura curricular, física e recursos didático-pedagógicos do curso e uma relacionada em como o participante acredita que seja a visão da comunidade da UEPB em relação ao curso. Os resultados mostraram que ambos os grupos compartilham respostas semelhantes quanto aos motivos de escolha e o que seria o curso para eles, o mesmo ocorre quando se trata da visão da sociedade acadêmica do curso de Educação Física. Onde, a grande maioria, em ambos os grupos, escolheram o curso devido a grande afinidade com a prática de esportes. Sobre ao que seria o curso para os participantes, as respostas mais comuns indicavam satisfação pessoal, amplo campo de atuação e promoção da saúde através do exercício físico. Quanto a recursos didático-pedagógicos, estrutura física e curricular houve certo equilíbrio entre o número de respostas divergentes e semelhantes entre os participantes dos dois grupos. Os alunos ingressantes entendem de forma relativamente uniforme, que a estrutura curricular do curso atende as expectativas e ao mercado de trabalho, enquanto os concluintes ficaram divididos nas respostas, nas quais responderam que a estrutura curricular consegue suprir a necessidade do mercado de trabalho e outros responderam que é preciso um maior aprofundamento das disciplinas. Quanto à estrutura física e didático-pedagógicos ambos os grupos colocaram como principal fator que deve haver uma melhoria na estrutura física, renovação de materiais e atualização tanto de componentes como dos professores. E finalmente, quanto à visão da sociedade acadêmica do curso de Educação Física se destacaram respostas voltadas ao preconceito. Ou seja, os participantes acreditam que, na visão de acadêmicos de outros cursos da instituição, o curso de Educação Física não possui uma postura acadêmica, sendo voltadas principalmente para o culto ao corpo, práticas lúdicas ou desportivas. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se concluir que apesar dos grupos compartilharem visões semelhantes relacionadas ao motivo de ingresso no curso e conceituação da Educação Física, quando se trata de sua visão sobre estruturas físicas, curriculares e didático-pedagógicos, os alunos concluintes apresentaram uma postura criteriosa e crítica. Sugere-se então que sejam realizados, debates e discussões com os alunos de cada semestre do curso, ampliando-se assim as possibilidades de crescimento e amadurecimento do curso."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "Formação do Profissional de Educação Física"
    "palavra_chave" => "FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EDUCAÇÃO FÍSICA, ALUNOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "DIEGO VINICIUS DUARTE CAVALCANTE"
    "autor_nome_curto" => "DIEGO CAVALCANTE"
    "autor_email" => "diego.cavalcante90@hotmai"
    "autor_ies" => ""
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O objetivo do presente estudo foi analisar possíveis diferenças entre a visão que alunos ingressantes e concluintes do curso de Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) têm do mesmo. O estudo contou com um n de 23 participantes, os quais foram divididos em dois grupos, ingressantes e concluintes. Para a coleta de dados foi elaborado e aplicado um questionário aberto com oito perguntas, sendo duas voltadas ao motivo de escolha e o que seria o curso de Educação Física, cinco relacionadas à estrutura curricular, física e recursos didático-pedagógicos do curso e uma relacionada em como o participante acredita que seja a visão da comunidade da UEPB em relação ao curso. Os resultados mostraram que ambos os grupos compartilham respostas semelhantes quanto aos motivos de escolha e o que seria o curso para eles, o mesmo ocorre quando se trata da visão da sociedade acadêmica do curso de Educação Física. Onde, a grande maioria, em ambos os grupos, escolheram o curso devido a grande afinidade com a prática de esportes. Sobre ao que seria o curso para os participantes, as respostas mais comuns indicavam satisfação pessoal, amplo campo de atuação e promoção da saúde através do exercício físico. Quanto a recursos didático-pedagógicos, estrutura física e curricular houve certo equilíbrio entre o número de respostas divergentes e semelhantes entre os participantes dos dois grupos. Os alunos ingressantes entendem de forma relativamente uniforme, que a estrutura curricular do curso atende as expectativas e ao mercado de trabalho, enquanto os concluintes ficaram divididos nas respostas, nas quais responderam que a estrutura curricular consegue suprir a necessidade do mercado de trabalho e outros responderam que é preciso um maior aprofundamento das disciplinas. Quanto à estrutura física e didático-pedagógicos ambos os grupos colocaram como principal fator que deve haver uma melhoria na estrutura física, renovação de materiais e atualização tanto de componentes como dos professores. E finalmente, quanto à visão da sociedade acadêmica do curso de Educação Física se destacaram respostas voltadas ao preconceito. Ou seja, os participantes acreditam que, na visão de acadêmicos de outros cursos da instituição, o curso de Educação Física não possui uma postura acadêmica, sendo voltadas principalmente para o culto ao corpo, práticas lúdicas ou desportivas. Com base nos resultados do presente estudo, pode-se concluir que apesar dos grupos compartilharem visões semelhantes relacionadas ao motivo de ingresso no curso e conceituação da Educação Física, quando se trata de sua visão sobre estruturas físicas, curriculares e didático-pedagógicos, os alunos concluintes apresentaram uma postura criteriosa e crítica. Sugere-se então que sejam realizados, debates e discussões com os alunos de cada semestre do curso, ampliando-se assim as possibilidades de crescimento e amadurecimento do curso.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.