Artigo Anais III CONAEF

ANAIS de Evento

ISSN: 2317-1235

PROJETO MÍDIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O CORPO “BELO” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR.

Palavra-chaves: MÍDIA, EDUCAÇÃO, CORPO Relato de Experiência (RE) O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares
"2012-11-28 23:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 1381
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 625
    "titulo" => "PROJETO MÍDIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O CORPO “BELO” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR."
    "resumo" => "O “Projeto Mídia e Educação”, foi realizado na Escola Estadual Josino Macedo, nos dias 01 e 06 de Novembro de 2012 com o 1º ano B (25 alunos). O projeto foi idealizado a partir de um trabalho solicitado na disciplina “Mídia, Tecnologia e Educação Física”, no qual teríamos que sistematizar dois planos de aula elencando o conteúdo “Mídia e Educação” e seus momentos pedagógicos (Comunicação; Busca de informação; Análise e avaliação da produção profissional de Mídia; Percepção; Produção de Conteúdo midiático próprio; Análise e avaliação da produção de mídia dos estudantes), e aplica-los em uma escola pública local. Contactamos o professor de Educação Física da escola descrita para embasar nossa produção do projeto. Como o mesmo estava ministrando aulas cuja temática era anabolizantes e o uso de energéticos, buscamos problematizar a compreensão de “Corpo” no censo comum do alunado e sua possível relação midiática. Os planos de aula foram planejados sistematicamente da seguinte forma: No primeiro encontro ao qual intitulamos “Meu olhar sobre o Corpo”, questionamos os alunos sobre como eles se sentiam com seus Corpos; se já tinham feito algum tipo de dieta ou atividade física visando a mudança na sua imagem; e se a mídia influenciava na visão de Corpo “Belo” que eles tinham. Ainda neste encontro solicitamos que os mesmos escolhessem alguém da turma que os representassem a partir do diálogo sucedido (os meninos escolheram uma menina e as meninas um menino). Foi feita uma fotografia de cada representante para ser discutida no encontro seguinte. No segundo encontro levamos revistas, tesouras, colas e cartolinas e solicitamos aos mesmos que buscassem imagens de Corpos que eles considerassem “Belos” demos a sugestão de eles montarem esses corpos (intitulamos este momento como “Representando, o que para mim é o Corpo “Belo”). Após montagem dos cartazes, fizemos a exposição do conteúdo midiático apurado e suas possíveis reflexões. Instigando-lhes a refletir sobre como a mídia influencia na nossa compreensão de corpo e de imagem corporal.Abordamos nestes encontros para além do conteúdo de Mídia e Educação, aspectos psicomotores pertinentes a nossa condição de ser. São eles, a imagem corporal e o esquema corporal, bem como os fizemos refletir a cerca das diversas imagens que a mídia nos impõe e de como esta estética midiática reflete na compreensão do mundo que nos cerca e no caso do relato descrito de como nos enxergamos com Corpos “Belos”. Após a realização dos encontros e dos diálogos realizados fizemos as seguintes considerações: foram bastante significativas para os alunos, pois percebemos a participação efetiva dos mesmos; Que é possível ter um diálogo pertinente com o que a mídia traz a cerca da nossa área de atuação (Educação Física); Que se faz preciso, desenvolver ideias que permitam aos alunos refletirem acerca de sua realidade de forma crítica. Na ocasião pudemos levá-los a refletir não só sobre a imagem de corpo “belo” como também sobre a sexualidade.Desta forma sugerimos mais intervenções, afim de aprofundar as discussões e consequentemente ampliar o processo de aprendizagem por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "MÍDIA, EDUCAÇÃO, CORPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA"
    "autor_email" => "analuizaef@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 1381
    "edicao_id" => 5
    "trabalho_id" => 220
    "inscrito_id" => 625
    "titulo" => "PROJETO MÍDIA E EDUCAÇÃO: REFLEXÕES SOBRE O CORPO “BELO” NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR."
    "resumo" => "O “Projeto Mídia e Educação”, foi realizado na Escola Estadual Josino Macedo, nos dias 01 e 06 de Novembro de 2012 com o 1º ano B (25 alunos). O projeto foi idealizado a partir de um trabalho solicitado na disciplina “Mídia, Tecnologia e Educação Física”, no qual teríamos que sistematizar dois planos de aula elencando o conteúdo “Mídia e Educação” e seus momentos pedagógicos (Comunicação; Busca de informação; Análise e avaliação da produção profissional de Mídia; Percepção; Produção de Conteúdo midiático próprio; Análise e avaliação da produção de mídia dos estudantes), e aplica-los em uma escola pública local. Contactamos o professor de Educação Física da escola descrita para embasar nossa produção do projeto. Como o mesmo estava ministrando aulas cuja temática era anabolizantes e o uso de energéticos, buscamos problematizar a compreensão de “Corpo” no censo comum do alunado e sua possível relação midiática. Os planos de aula foram planejados sistematicamente da seguinte forma: No primeiro encontro ao qual intitulamos “Meu olhar sobre o Corpo”, questionamos os alunos sobre como eles se sentiam com seus Corpos; se já tinham feito algum tipo de dieta ou atividade física visando a mudança na sua imagem; e se a mídia influenciava na visão de Corpo “Belo” que eles tinham. Ainda neste encontro solicitamos que os mesmos escolhessem alguém da turma que os representassem a partir do diálogo sucedido (os meninos escolheram uma menina e as meninas um menino). Foi feita uma fotografia de cada representante para ser discutida no encontro seguinte. No segundo encontro levamos revistas, tesouras, colas e cartolinas e solicitamos aos mesmos que buscassem imagens de Corpos que eles considerassem “Belos” demos a sugestão de eles montarem esses corpos (intitulamos este momento como “Representando, o que para mim é o Corpo “Belo”). Após montagem dos cartazes, fizemos a exposição do conteúdo midiático apurado e suas possíveis reflexões. Instigando-lhes a refletir sobre como a mídia influencia na nossa compreensão de corpo e de imagem corporal.Abordamos nestes encontros para além do conteúdo de Mídia e Educação, aspectos psicomotores pertinentes a nossa condição de ser. São eles, a imagem corporal e o esquema corporal, bem como os fizemos refletir a cerca das diversas imagens que a mídia nos impõe e de como esta estética midiática reflete na compreensão do mundo que nos cerca e no caso do relato descrito de como nos enxergamos com Corpos “Belos”. Após a realização dos encontros e dos diálogos realizados fizemos as seguintes considerações: foram bastante significativas para os alunos, pois percebemos a participação efetiva dos mesmos; Que é possível ter um diálogo pertinente com o que a mídia traz a cerca da nossa área de atuação (Educação Física); Que se faz preciso, desenvolver ideias que permitam aos alunos refletirem acerca de sua realidade de forma crítica. Na ocasião pudemos levá-los a refletir não só sobre a imagem de corpo “belo” como também sobre a sexualidade.Desta forma sugerimos mais intervenções, afim de aprofundar as discussões e consequentemente ampliar o processo de aprendizagem por parte dos alunos."
    "modalidade" => "Relato de Experiência (RE)"
    "area_tematica" => "O Corpo em Movimento nas Práticas Escolares"
    "palavra_chave" => "MÍDIA, EDUCAÇÃO, CORPO"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => ".pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:47"
    "updated_at" => "2020-06-10 21:00:10"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ANA LUIZA SILVA COSTA"
    "autor_nome_curto" => "ANA LUIZA"
    "autor_email" => "analuizaef@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UFRN"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-iii-conaef"
    "edicao_nome" => "Anais III CONAEF"
    "edicao_evento" => "III Congresso Nacional de Educação Física"
    "edicao_ano" => 2012
    "edicao_pasta" => "anais/conaef/2012"
    "edicao_logo" => "5e48b289e3e55_16022020001001.png"
    "edicao_capa" => "5f183f37199cd_22072020102927.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2012-11-28 23:00:00"
    "publicacao_id" => 5
    "publicacao_nome" => "Revista Conaef"
    "publicacao_codigo" => "2317-1235"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 28 de novembro de 2012

Resumo

O “Projeto Mídia e Educação”, foi realizado na Escola Estadual Josino Macedo, nos dias 01 e 06 de Novembro de 2012 com o 1º ano B (25 alunos). O projeto foi idealizado a partir de um trabalho solicitado na disciplina “Mídia, Tecnologia e Educação Física”, no qual teríamos que sistematizar dois planos de aula elencando o conteúdo “Mídia e Educação” e seus momentos pedagógicos (Comunicação; Busca de informação; Análise e avaliação da produção profissional de Mídia; Percepção; Produção de Conteúdo midiático próprio; Análise e avaliação da produção de mídia dos estudantes), e aplica-los em uma escola pública local. Contactamos o professor de Educação Física da escola descrita para embasar nossa produção do projeto. Como o mesmo estava ministrando aulas cuja temática era anabolizantes e o uso de energéticos, buscamos problematizar a compreensão de “Corpo” no censo comum do alunado e sua possível relação midiática. Os planos de aula foram planejados sistematicamente da seguinte forma: No primeiro encontro ao qual intitulamos “Meu olhar sobre o Corpo”, questionamos os alunos sobre como eles se sentiam com seus Corpos; se já tinham feito algum tipo de dieta ou atividade física visando a mudança na sua imagem; e se a mídia influenciava na visão de Corpo “Belo” que eles tinham. Ainda neste encontro solicitamos que os mesmos escolhessem alguém da turma que os representassem a partir do diálogo sucedido (os meninos escolheram uma menina e as meninas um menino). Foi feita uma fotografia de cada representante para ser discutida no encontro seguinte. No segundo encontro levamos revistas, tesouras, colas e cartolinas e solicitamos aos mesmos que buscassem imagens de Corpos que eles considerassem “Belos” demos a sugestão de eles montarem esses corpos (intitulamos este momento como “Representando, o que para mim é o Corpo “Belo”). Após montagem dos cartazes, fizemos a exposição do conteúdo midiático apurado e suas possíveis reflexões. Instigando-lhes a refletir sobre como a mídia influencia na nossa compreensão de corpo e de imagem corporal.Abordamos nestes encontros para além do conteúdo de Mídia e Educação, aspectos psicomotores pertinentes a nossa condição de ser. São eles, a imagem corporal e o esquema corporal, bem como os fizemos refletir a cerca das diversas imagens que a mídia nos impõe e de como esta estética midiática reflete na compreensão do mundo que nos cerca e no caso do relato descrito de como nos enxergamos com Corpos “Belos”. Após a realização dos encontros e dos diálogos realizados fizemos as seguintes considerações: foram bastante significativas para os alunos, pois percebemos a participação efetiva dos mesmos; Que é possível ter um diálogo pertinente com o que a mídia traz a cerca da nossa área de atuação (Educação Física); Que se faz preciso, desenvolver ideias que permitam aos alunos refletirem acerca de sua realidade de forma crítica. Na ocasião pudemos levá-los a refletir não só sobre a imagem de corpo “belo” como também sobre a sexualidade.Desta forma sugerimos mais intervenções, afim de aprofundar as discussões e consequentemente ampliar o processo de aprendizagem por parte dos alunos.

Compartilhe:

Visualização do Artigo

Infelizmente, não conseguimos localizar o arquivo para download. Mas não se preocupe, nossa equipe já foi notificada do problema e já estamos trabalhando para a resolução! Tente novamente mais tarde!

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.