No ensino de Matemática, algumas metodologias têm despertado o interesse dos estudantes por essa disciplina como é o caso das que utilizam jogos educativos e brincadeiras como recursos didáticos, além de facilitarem o desenvolvimento do trabalho em equipe, a colaboração, o respeito mútuo e a autonomia. O uso da leitura de livros infanto-juvenis, como instrumento de ensino nas aulas de Matemática é outra proposta de ensino-aprendizagem que tem motivado os estudantes, desenvolvendo o gosto pela leitura e a interpretação. Outra forma de se trabalhar a Matemática na sala de aula com o apoio na leitura, é utilizando o gênero literário História em Quadrinhos (HQ`s) que, atualmente, é bem aceito pela maioria das crianças e adolescentes. Esse trabalho mostrará algumas HQ`s que foram construídas no software “Quadrinho Turma da Mônica”, com o objetivo de serem utilizadas no ensino dos conteúdos de Matemática. O uso desse gênero literário na sala de aula contribui para despertar o interesse pela disciplina, pois estimulam a inteligência e imaginação dos estudantes, através de uma leitura dinâmica que associa a paisagem, com os desenhos, os personagens e suas falas.