A questão ambiental acende um novo repensar sobre a maneira como os recursos naturais estão sendo utilizados e dispostos no meio ambiente, expondo desafios às organizações e consumidores. Assim, este estudo buscou analisar o comportamento do consumidor idoso a partir da sua percepção em relação à variável ambiental baseando-se no ciclo de vida dos produtos, subsidiado pelo Método de Assimilação de Percepção e Consumo Ecológico, e a estatística descritiva. Os resultados demonstraram que em relação à percepção ambiental, os idosos mostraram-se que possuem potenciais traços dessa percepção; em termos de conduta de compra/consumo em relação aos produtos ecológicos mostraram-se com potenciais possibilidades de se tornarem um consumidor ecológico e em relação aos estágios do ciclo de vida de um produto, os idosos apresentaram mediana preocupação. Conclui-se que a ferramenta utilizada nesse estudo possibilitou mensurar a percepção e comportamento dos idosos, tendo em vista a variável ambiental, contribuindo com o desenvolvimento de estratégias voltadas para o desenvolvimento sustentável.