Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES: A AULA-PASSEIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Palavra-chaves: PRÁTICAS EDUCATIVAS, SENSIBILIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, PRODUÇÃO DE TEXTOS Pôster (PO) O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11813
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 35
    "inscrito_id" => 848
    "titulo" => "PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES: A AULA-PASSEIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este texto tem como objetivo apresentar um projeto que foi desenvolvido com estudantes do 5º ano de escolaridade no Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Cidade do Rio de Janeiro. A proposta envolveu diversas áreas do núcleo comum, em especial Ciências e Língua Portuguesa, tendo como eixo norteador a conscientização e sensibilização da comunidade escolar sobre problemas ambientais que envolvem a Ilha do Governador, local onde está localizado o Colégio. O projeto teve como tema “Escrever com consciência: conhecendo e investigando a Ilha do Governador” e iniciou-se com uma aula-passeio por toda Ilha, onde os estudantes através de um roteiro elaborado pelas professoras foram conhecendo as belezas e também os problemas ambientais que perpassam por toda Ilha. O trabalho está envolvendo atividades permanentes de observação do espaço, discussões, leitura de diferentes textos, produção de textos, confecção de imagens e trabalhos de artes, que tiveram como objetivo principal a construção de textos partindo de situações significativas que envolvessem toda a população carioca."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS, SENSIBILIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, PRODUÇÃO DE TEXTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA11_ID848_19062015212826.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA"
    "autor_email" => "professorajussara@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS UCP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11813
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 35
    "inscrito_id" => 848
    "titulo" => "PARA ALÉM DOS MUROS ESCOLARES: A AULA-PASSEIO COMO ESTRATÉGIA DE ENSINO E APRENDIZAGEM"
    "resumo" => "Este texto tem como objetivo apresentar um projeto que foi desenvolvido com estudantes do 5º ano de escolaridade no Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Cidade do Rio de Janeiro. A proposta envolveu diversas áreas do núcleo comum, em especial Ciências e Língua Portuguesa, tendo como eixo norteador a conscientização e sensibilização da comunidade escolar sobre problemas ambientais que envolvem a Ilha do Governador, local onde está localizado o Colégio. O projeto teve como tema “Escrever com consciência: conhecendo e investigando a Ilha do Governador” e iniciou-se com uma aula-passeio por toda Ilha, onde os estudantes através de um roteiro elaborado pelas professoras foram conhecendo as belezas e também os problemas ambientais que perpassam por toda Ilha. O trabalho está envolvendo atividades permanentes de observação do espaço, discussões, leitura de diferentes textos, produção de textos, confecção de imagens e trabalhos de artes, que tiveram como objetivo principal a construção de textos partindo de situações significativas que envolvessem toda a população carioca."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "O exercício da Pedagogia: possibilidades participativas na Educação Básica"
    "palavra_chave" => "PRÁTICAS EDUCATIVAS, SENSIBILIZAÇÃO, CONSCIENTIZAÇÃO, PRODUÇÃO DE TEXTOS"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD4_SA11_ID848_19062015212826.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:13"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JUSSARA CASSIANO NASCIMENTO"
    "autor_nome_curto" => "JUSSARA"
    "autor_email" => "professorajussara@yahoo.c"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PETRÓPOLIS UCP"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

Este texto tem como objetivo apresentar um projeto que foi desenvolvido com estudantes do 5º ano de escolaridade no Colégio Brigadeiro Newton Braga, na Cidade do Rio de Janeiro. A proposta envolveu diversas áreas do núcleo comum, em especial Ciências e Língua Portuguesa, tendo como eixo norteador a conscientização e sensibilização da comunidade escolar sobre problemas ambientais que envolvem a Ilha do Governador, local onde está localizado o Colégio. O projeto teve como tema “Escrever com consciência: conhecendo e investigando a Ilha do Governador” e iniciou-se com uma aula-passeio por toda Ilha, onde os estudantes através de um roteiro elaborado pelas professoras foram conhecendo as belezas e também os problemas ambientais que perpassam por toda Ilha. O trabalho está envolvendo atividades permanentes de observação do espaço, discussões, leitura de diferentes textos, produção de textos, confecção de imagens e trabalhos de artes, que tiveram como objetivo principal a construção de textos partindo de situações significativas que envolvessem toda a população carioca.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.