Artigo Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB

ANAIS de Evento

ISSN: 2318-7379

O USO DA LEITURA DA IMAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA PARA O ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA: REFLEXÕES APARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA RELAÇOES NA TEORIA PRÀTICAS

Palavra-chaves: ENSINO DE GEOGRAFIA, IMAGEM, PAISAGEM Comunicação Oral (CO) Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino
"2015-08-21 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 11785
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 1258
    "titulo" => "O USO DA LEITURA DA IMAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA PARA O ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA: REFLEXÕES APARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA RELAÇOES NA TEORIA PRÀTICAS"
    "resumo" => """
      RESUMO:\r\n
      As imagens se fazem presentes no cotidiano das pessoas, de formas variadas (fotos, ilustrações, charges, entre outros). Logo as mesmas, enquanto linguagens visuais estão presentes diariamente no caminho da escola, do trabalho, da igreja, dentre outros, constituindo-se como uma das principais linguagens utilizadas pela mídia e indústria cultural.  Neste contexto, as mesmas são de grande auxílio para o estudo do conceito de paisagem no ensino da Geografia uma relação existe entre teoria e pratica. A paisagem sendo tudo aquilo que a visão abarca, além de representar uma construção histórica pela humanidade, em diferentes tempos, a partir da transformação da natureza.  O objetivo deste trabalho visa á utilização de imagens para a construção do conceito de paisagem no ensino da Geografia, na sala de aula de geografia na escola Severina Alves Barbosa no 6º a 8º ano  do Ensino  fundamental II . Foram utilizadas as mais variadas imagens para se alcançar as metas do estudo, como fotografias, imagens representadas nos livros didáticos, paisagem local, jornais, revistas, slides, charges, entres outros. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois a utilização do recurso auxiliou para a descrição, interpretação e leitura de paisagens, fomentando a mobilização do pensamento críticos dos alunos, analisando assim a produção da leitura através do olhar e, como conseqüência, o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia. \r\n
      Palavras-chave:  Ensino de Geografia. Imagens. Paisagem
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, IMAGEM, PAISAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1258_30062015143948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA MARTINS DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA"
    "autor_email" => "luziamartins2020@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 11785
    "edicao_id" => 35
    "trabalho_id" => 128
    "inscrito_id" => 1258
    "titulo" => "O USO DA LEITURA DA IMAGEM NAS AULAS DE GEOGRAFIA PARA O ESTUDO DA PAISAGEM NO ENSINO DA GEOGRAFIA: REFLEXÕES APARTIR DA EXPERIÊNCIA VIVENCIADA RELAÇOES NA TEORIA PRÀTICAS"
    "resumo" => """
      RESUMO:\r\n
      As imagens se fazem presentes no cotidiano das pessoas, de formas variadas (fotos, ilustrações, charges, entre outros). Logo as mesmas, enquanto linguagens visuais estão presentes diariamente no caminho da escola, do trabalho, da igreja, dentre outros, constituindo-se como uma das principais linguagens utilizadas pela mídia e indústria cultural.  Neste contexto, as mesmas são de grande auxílio para o estudo do conceito de paisagem no ensino da Geografia uma relação existe entre teoria e pratica. A paisagem sendo tudo aquilo que a visão abarca, além de representar uma construção histórica pela humanidade, em diferentes tempos, a partir da transformação da natureza.  O objetivo deste trabalho visa á utilização de imagens para a construção do conceito de paisagem no ensino da Geografia, na sala de aula de geografia na escola Severina Alves Barbosa no 6º a 8º ano  do Ensino  fundamental II . Foram utilizadas as mais variadas imagens para se alcançar as metas do estudo, como fotografias, imagens representadas nos livros didáticos, paisagem local, jornais, revistas, slides, charges, entres outros. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois a utilização do recurso auxiliou para a descrição, interpretação e leitura de paisagens, fomentando a mobilização do pensamento críticos dos alunos, analisando assim a produção da leitura através do olhar e, como conseqüência, o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia. \r\n
      Palavras-chave:  Ensino de Geografia. Imagens. Paisagem
      """
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Reflexões sobre a formação em Geografia, metodologias e recursos didáticos no ensino"
    "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, IMAGEM, PAISAGEM"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV043_MD1_SA5_ID1258_30062015143948.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:52:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 12:20:12"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "LUZIA MARTINS DE SANTANA"
    "autor_nome_curto" => "LUZIA"
    "autor_email" => "luziamartins2020@gmail.co"
    "autor_ies" => "UEPB"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-v-enid---iii-enfoprof---uepb"
    "edicao_nome" => "Anais V ENID & III ENFOPROF / UEPB"
    "edicao_evento" => "V Encontro de Iniciação à Docência da UEPB & III Encontro de Formação de Professores / UEPB"
    "edicao_ano" => 2015
    "edicao_pasta" => "anais/enid/2015"
    "edicao_logo" => "5e4d7e910d818_19022020152937.png"
    "edicao_capa" => "5f18557e6fc55_22072020120430.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2015-08-21 00:00:00"
    "publicacao_id" => 13
    "publicacao_nome" => "Revista ENID UEPB"
    "publicacao_codigo" => "2318-7379"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 21 de agosto de 2015

Resumo

RESUMO: As imagens se fazem presentes no cotidiano das pessoas, de formas variadas (fotos, ilustrações, charges, entre outros). Logo as mesmas, enquanto linguagens visuais estão presentes diariamente no caminho da escola, do trabalho, da igreja, dentre outros, constituindo-se como uma das principais linguagens utilizadas pela mídia e indústria cultural. Neste contexto, as mesmas são de grande auxílio para o estudo do conceito de paisagem no ensino da Geografia uma relação existe entre teoria e pratica. A paisagem sendo tudo aquilo que a visão abarca, além de representar uma construção histórica pela humanidade, em diferentes tempos, a partir da transformação da natureza. O objetivo deste trabalho visa á utilização de imagens para a construção do conceito de paisagem no ensino da Geografia, na sala de aula de geografia na escola Severina Alves Barbosa no 6º a 8º ano do Ensino fundamental II . Foram utilizadas as mais variadas imagens para se alcançar as metas do estudo, como fotografias, imagens representadas nos livros didáticos, paisagem local, jornais, revistas, slides, charges, entres outros. Os resultados alcançados foram satisfatórios, pois a utilização do recurso auxiliou para a descrição, interpretação e leitura de paisagens, fomentando a mobilização do pensamento críticos dos alunos, analisando assim a produção da leitura através do olhar e, como conseqüência, o desenvolvimento do ensino-aprendizagem em Geografia. Palavras-chave: Ensino de Geografia. Imagens. Paisagem

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.